Connect with us

Belém do Piauí

Professores da região de Picos participam do Week Up Educação 2020

Publicado

em

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (13) o Week Up Educação 2020 – Aprendizagem em Evidência, que é um encontro entre professores o qual faz parte da Semana de Diálogos e Fazeres Pedagógicos. Cerca de 200 docentes de municípios da região de Picos estiveram presentes.

O encontro aconteceu na Escola Normal Oficial de Picos e contemplou professores da rede municipal de Belém do Piauí, São João da Canabrava e Aroeiras do Itaim. Alguns docentes da rede estadual de ensino de Picos também participaram do evento.

No primeiro momento, houve uma palestra com o advogado Glauber Luz que explanou sobre os direitos que a classe possui. Na segunda parte, houve uma capacitação com a pedagoga Edigleyde Rabelo, que trabalhou e discutiu formas de autorreflexão sobre o papel do professor em sala de aula, na vida dos alunos.

Um dos organizadores, Edson Sá, relatou que o intuito, a princípio, de sua assessoria nos referidos municípios era com a finalidade de mudar as estatísticas e que, após o trabalho ser feito, viu-se a necessidade de trabalhar com os professores também o lado humano de cada um.

Edson Sá

“Esse evento tem como finalidade promover integração de conhecimento entre os três municípios aqui presentes. Presto assessoria neles e a gente vem desenvolvendo a educação por meio de mudanças, sobretudo no que diz respeito às estatísticas. Mas, ao longo do tempo, a gente viu a necessidade de desenvolver um projeto para o professor, uma vez que por muito tempo a gente se prendeu às questões cognitivas e do aluno, deixando de lado o professor que também precisa passar por essa transformação humanística para poder lidar com esse alunado”, destacou.

A pedagoga Edigleyde Clara Ribeiro, que também é especialista em gestão educacional e de recursos humanos, coach parental e life coach, e consultora em escolas e empresas desde 1989, fez um desafio aos docentes presentes, buscando com que cada um olhasse para dentro de si e tornasse para fora o que há de melhor, conforme explica.

Publicidade

Edigleyde Ribeiro

“A palestra teve como tema “Floresça aonde estiver, professor”. Esta é uma palestra desafiante, pois não falamos de metodologias e técnicas, mas de vidas, autoconhecimento. Esse assunto, totalmente dentro da nova BNCC, é desafiante porque faz com que o docente olhe para seu jardim interno. É preciso olhar para si, para que se olhe para o aluno com amor, pois só dou o que tenho. Então só vou poder amar, compreender e encantar se eu estiver com todos estes recursos disponíveis”, explicou.

A secretária de Educação de Belém do Piauí, Cláudia Ribeiro, ressaltou a importância do evento para os professores de seu município.

Cláudia Ribeiro

Estamos aqui com cerca de 60 professores. Esse evento é de grande importância pois faz com que a gente adquira mais conhecimento e possa estar trabalhando de forma compartilhada com os municípios as experiências que vivenciamos no nosso dia a dia”, disse.

Lizângela Chagas, secretária de São João da Canabrava, falou de sua satisfação em estar presente com 55 professores do município.

Lizângela Chagas

“Essa é uma experiência maravilhosa onde podemos dividir conhecimento, compartilhar nossas experiências enquanto docentes. Então estamos muito satisfeitos em podermos estar participando desse evento que é o pontapé inicial do nosso ano letivo de 2020”, comentou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS