Connect with us

DESTAQUES

Professores da UESPI estudam entrar em greve após início do período letivo

Publicado

em

Os professores da UESPI estudam entrar em greve após o início do período letivo de 2019, previsto para começar no dia 11 de março. Os docentes realizarão uma grande assembleia geral após a primeira semana de aula para deliberar essa possibilidade, até lá eles estão promovendo encontros e reuniões para analisar a paralisação e outras agendas de luta, foi o que nos informou a Profa. Dra. Janete Brito, diretora de Assuntos Jurídicos da Associação de Docente da Universidade Estadual do Piauí (ADCESP).

A professora Janete explicou que desde 2018 a categoria está em “estado de greve” devido às decisões do governador Wellington Dias (PT) que tem afetado diretamente a instituição. Ainda em maio do ano passado ele baixou um decreto impedindo a progressão salarial dos professores.

Por lei, à medida que o professor se qualifica através de mestrados ou doutorados, passa a ter direito a reajuste salarial, mas essa progressão está congelada no Piauí por decisão do governador que alega corte de despesas. Centenas de docentes já protocolaram os seus pedidos para subir de nível e aguardam receber o reajuste condizente com a qualificação.

Para agravar ainda mais a situação, já neste ano Wellington Dias baixou novo decreto cortando as despesas de toda a máquina pública do estado, o que mais uma vez afetou a UESPI. “Isso pode paralisar as atividades”, declarou a professora.

Janete Brito explica que a situação da UESPI é ainda mais grave uma vez que já houve cortes de bolsas e a demissão de servidores terceirizados, tornando a situação da instituição caótica. Ela argumenta que a ADCESP busca se articular para integrar a agenda nacional de lutas. Mesmo que a greve não seja deflagrada, outras possibilidades estão em análise após o retorno das aulas, contanto que os docentes não ficarão parados.

Publicidade

Wellington Dias vem enfrentado dificuldades também quanto a educação básica, uma vez que não pretende dar o reajuste a que os professores tem direito. Ontem, segunda-feira, 18, os docentes da rede pública realizaram uma paralisação estadual.

 

 

 

Fonte: Folha Atual

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS