Connect with us

DESTAQUES

Programa de combate às drogas é lançado em Massapê do Piauí

Publicado

em

Combater o uso de drogas, a violência e a criminalidade na escola e na comunidade. Esse é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que foi lançado na tarde desta quarta-feira, 11, durante o planejamento escolar com professores da Rede Municipal de Ensino, em Massapê do Piauí.

O PROERD é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, com a Polícia Militar do Piauí, que visa a formatação de uma rede protetiva, que viabilize a potencialização de grupos sociais sadios, buscando a perspectiva do bem estar social e um futuro mais digno.

Na cerimônia, representantes do Governo Municipal e da Polícia Militar assinaram o Termo de Cooperação Mútua. A previsão é que as aulas tenham início na próxima semana. Em Massapê, inicialmente, o programa educacional será desenvolvido na Escola Municipal João Manoel da Costa, contemplando a 46 alunos matriculados no 5º ano.

O sargento Tarciso será o instrutor do PROERD. Na cerimônia, o militar fez uma explanação sobre o programa e toda a metodologia adotada. “Vamos ensinar os nossos adolescentes a dizerem não às drogas. Ñão podemos cruzar os braços diante da realidade atual, e ver as nossas famílias sendo destruídas. Espero contar com a colaboração e o apoio das outras suas instituições que, junto a polícia, formam o tripé de sustentação do PROERD: a escola e a família”, disse.

As lições do programa objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ou mesmo do convívio das crianças e adolescentes.

Publicidade

A secretária municipal de Educação, Bruna Leal, aposta no Programa como uma opção de enfrentamento às dificuldades relacionadas à violência e ao uso das drogas. “Temos nos deparado com situações preocupantes e não podemos cruzar os braços, ou fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo. O futuro das nossas crianças e adolescentes passa pela escola não somente no sentido de alfabetizar, mas de orientá-los para trilharem pelos melhores caminhos”, pontuou.

Para a gestora da Educação, o PROERD é uma iniciativa de grande importância. “Nós estamos precisando de ações como esta em nosso município. Com certeza, o PROERD vem para contribuir muito com o processo educacional e de formação de cidadãos”, disse.

O capitão Lindomar Félix, comandante da 3ª Companhia de PM, parabenizou ao prefeito Chico Carvalho pela sensibilidade e preocupação com o futuro dos adolescentes. “Trazer o PROERD ao município de Massapê é uma demonstração de que a gestão está pensando no futuro das novas gerações. A semente está sendo plantada hoje e frutos serão colhidos no futuro. A sociedade de Massapê vai reconhecer e agradecer por essa iniciativa”, disse.

Segundo o oficial, a droga é um dos principais fatores que contribuem para o aumento da violência e da criminalidade. “Por isso nós temos uma preocupação muito grande com relação ao uso das drogas. Infelizmente a nossa sociedade está contaminada por esse mal, seja ela lícita ou ilícita. A juventude está entrando nesse caminho sem volta, e se nós não tivermos essa responsabilidade de tratar com bastante atenção esse tema tão delicado, o futuro que nos aguarda, principalmente para os nossos filhos, é um futuro de incerteza”, alertou. O capitão fez um chamamento aos professores a colaborarem com o trabalho da PM. “O cidadão, a sociedade, são os olhos da polícia. Colaborem com o trabalho da Polícia Militar”, finalizou.

Durante o lançamento do Programa, o prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, que também é educador, manifestou sua preocupação com a segurança. “A violência tem se alastrado pelo País, a droga está tomando conta dos lares de muitas famílias, e em Massapê não é diferente. Essa é uma situação que nos preocupa muito”, disse.

Publicidade

O gestor acredita que um dos caminhos para se mudar e garantir um futuro melhor é trabalhar com a juventude. “Os jovens são o nosso futuro, e são, também, o principal público alvo das drogas. Daí a importância de se realizar esse trabalho preventivo, a criação dessa rede protetiva envolvendo a família, a escola e a polícia”, pontuou Chico Carvalho.

O gestor municipal afirmou que qualquer iniciativa que venha para diminuir a violência, as drogas, a criminalidade, terá o apoio da sua gestão. “Esperamos que esse Programa nos traga resultados positivos, que nós consigamos alcançar os nossos objetivos, de ver os nossos adolescentes livres das drogas, seja ela lícita ou ilícita”, pontuou. A ideia é iniciar na Escola Municipal João Manoel e estender para a Escola Manoel Joaquim de Carvalho, no povoado São Francisco.

Também estiveram presentes no evento de lançamento os secretários municipais Lucileide Carvalho (de Gestão), Remédios Morais (de Assistência), Nivaldo Rodrigues (de Obras), Roberto Carvalho (de Esportes), os vereadores Rafael Silva, presidente da Câmara, Rivaldo Carvalho e Antônio Augusto da Costa Xavier (Tontonho), a supervisora municipal de ensino, Josefa Carvalho, e a diretora da Escola João Manoel da Costa, Eliveste Firmina.

Mais fotos do planejamento e lançamento do PROERD:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS