Connect with us

DESTAQUES

Proibição de festas na Ufpi foi solicitada dez dias antes da morte de estudante

Publicado

em

Cidadeverde.com teve acesso a um documento que mostra a preocupação com as festas realizadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em Teresina, onde ocorreu a morte da estudante de jornalismo Janaína Bezerra da Silva, 21 anos, após calourada. O corpo foi encontrado na manhã deste sábado (28) com marcas de violência sexual. 

No documento, registrado há cerca de dez dias, o Departamento de Matemática da Ufpi pediu a proibição das festas e traz como arquivo uma série de fotos que mostram pichações, garrafas de bebidas e sujeira como urina no chão dos banheiros e na entrada dos mesmos. A situação foi relatada por meio de um processo interno encaminhado ao Centro de Ciências da Natureza, ao gabinete do reitor e à prefeitura universitária. 

Foto: arquivo pessoal

“Enumeramos aqui alguns prejuízos já catalogados: pichação dos prédios; sujeiras deixadas ao chão do estacionamento e dos blocos; sujeiras, tais como urina, no chão dos banheiros e na entrada dos mesmos; pessoas visivelmente alteradas, supostamente pelo uso de substâncias tais como álcool, nas dependências do Departamento de Matemática e adjacências; no pós-festa são encontradas pessoas dormindo no chão dos prédios do Departamento de Matemática e adjacências”, diz o documento. 

Foto: DM/Ufpi

CONTEÚDO RELACIONADO

Suspeito pela morte de estudante de jornalismo na UFPI é identificado


Foto: DM/Ufpi

Nele consta ainda a preocupação com a segurança de professores e alunos do Departamento de Matemática e é solicitado: 

– a imediata proibição de festas nas imediações do Departamento de Matemática/Centro de Ciências da Natureza/UFPI; 

– a investigação e punição dos causadores dos prejuízos físicos aos prédios supracitados; e realocação das festas ora promovidas para locais mais adequados, como por exemplo o espaço Noé Mendes. 

Publicidade

– Repintura dos prédios do Departamento Matemática e colocação de grades nos corredores;

– Agendamento de reunião com o reitor para tratarmos de providências sobre os fatos hora  relatados.

Cidadeverde.com entrou em contato a assessoria de comunicação da UFPI que enviou uma nota: 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) esclarece que, após a manifestação do Centro de Ciências da Natureza (CCN), a Reitoria iniciou tratativas com a Direção do Centro para uma reunião e articulações com outros setores da Universidade. Informa, ainda, que, de acordo com a normativa vigente na Universidade, a autorização para uso de espaço para eventos em qualquer área do campus depende de requerimento do solicitante e aval do gestor do espaço. Enfatiza que não houve qualquer solicitação de conhecimento da Administração Superior para realização do referido evento.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS