Connect with us

DESTAQUES

Projeção matemática prevê cerca de 3.500 casos de coronavírus até maio no Piauí

Publicado

em

Projeção baseada em cálculos matemáticos aponta que os casos notificados de coronavírus no Piauí devem chegar em média a 3.500 até a primeira quinzena de maio, com o percentual de 2% de mortes, ou seja, entre 50 e 70 mortos. Segundo análise do matemático Jefferson Leite, a projeção leva em consideração o número populacional e uma taxa de isolamento social entre 55 e 70%. Já sem medidas restritas de circulação de pessoas, o número de casos na Capital seria aproximadamente de 10 mil.

O matemático avalia ainda que há subnotificação de casos de covid-19 no Piauí. Ele pontua que, no geral, o Piauí tem um comportamento, em termos de números, muito semelhante ao Maranhão.

“A gente observa assim como no Brasil todo, mas em Teresina, existe uma subnotificação da subnotificação. Baseado no que vem acontecendo no mundo, no Brasil e localmente usamos algumas teorias matemáticas para estimativas de casos, observamos que apesar de estarmos com 51 casos notificados, a gente acredita seriamente que estamos em torno de 400 a 500 casos. Seria muita ingenuidade nossa, e isso também matematicamente comprovado, que o nosso vizinho  Maranhão tenha 500 casos, o Ceará tenha 1.700 e o Piauí dificilmente teria esses 51 casos”, explica Jefferson Leite.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS