Connect with us

DESTAQUES

Projeto visa transformar cidade do litoral do Piauí em modelo mundial de turismo sustentável

Publicado

em

Uma reunião entre o Governo do Estado e a Secretaria de Turismo, no Palácio de Karnak, resultou em um pacto de projeção turística para a região da praia de Barra Grande, no litoral piauiense. A ação consiste em um planejamento estratégico de 13 anos que deverá transformar a cidade em referência mundial em Turismo sustentável. Além do governador Wellington Dias, participaram do encontro, o prefeito de Cajueiro da Praia, doutor Girvaldo, Mauro Eustáquio Soares, sócio da Falconi Consultoria e o presidente do Sinduscon, Andre Baía.

A proposta elaborada por empresários, arquitetos e entidades consiste em tornar o município de Cajueiro da Praia modelo em sustentabilidade, promovendo desenvolvimento econômico sem danos ao meio ambiente, por meio do ecoturismo com base na inclusão da comunidade local. “Por isso, a necessidade de buscarmos parcerias, seja com governos, seja com entidades filantrópicas. Temos ainda mais dois pilares fundamentais nesse processo: superar o problema do saneamento e assegurar voos para a cidade de Parnaíba”, pontuou André Baía, presidente do Sinduscon.

Entre as ações que estão sendo planejadas, Cajueiro ganhará um terminal turístico, já em processo de construção, e um contorno rodoviário de acesso à região da Barrinha. O centro da cidade vai passar por uma etapa de drenagem urbana, melhorando o saneamento local. A orla da cidade também vai ser contemplada com obras como a Reserva dos Pescadores, que abrigará um mirante e um jardim botânico.

Mauro Eustáquio Soares, sócio da Falconi Consultoria, ressaltou o interesse da entidade em colaborar na concepção e execução do projeto de impacto sustentável, melhorando gestão e otimizando gastos públicos. Ele destacou também que para levar o município de Cajueiro da Praia a esse patamar de modelo mundial é fundamental a integração de três fatores. “Os pontos críticos para o sucesso desse projeto consistem em termos uma liderança forte com os atores públicos, conhecimento geral e gerencial, além da expertise técnica para potencializar essa vocação turística do local”, acrescentou.

Uma das primeiras ações do projeto é propor alterações no Plano Diretor da cidade de Cajueiro. O governador Wellington Dias pontuou a relevância do projeto que está concebido a partir do diálogo entre a sociedade civil organizada junto com o poder público. “O Governo tem todo interesse em contribuir com esse planejamento estratégico consistente e participativo e na busca por parcerias com grandes instituições filantrópicas que auxiliem na promoção e preservação do meio ambiente.Queremos trabalhar a efetivação do projeto através do funcionamento dos conselhos gestores que deverão acompanhar de perto essa reestruturação. Eles devem ser compostos por diferentes empreendedores da região e sociedade civil organizada”, comentou.

Publicidade

O chefe do Executivo estadual informou ainda que já estão assegurados investimentos em plano executivo de saneamento básico junto a Funasa e o Ministério das Cidades, que também vai contemplar a região de Barra Grande.

Portal O Dia

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS