Connect with us

DESTAQUES

Projetos de desenvolvimento para Santana são apresentados pela prefeita Maria José na 1ª sessão da Câmara; fotos

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira, 12 de fevereiro, a primeira sessão que marca abertura dos trabalhos legislativos no município. A atual legislatura foi instalada no dia 1º de janeiro de 2021 quando os nove vereadores, prefeita Maria José (PROGRESSISTAS) e vice Neli Borges (PTB), tomaram posse.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da casa, vereador Marcus Vinicius (MDB) e contou com a presença dos demais parlamentares: Antônio de Hercília (PP), Clarete Rabelo (MDB), Ricardo da Lagoa (PP), João Guilherme (MDB), Deuzim (PSD), Elenilsa Gabriel (PSD), Francisquinho (PP) e Ismael Borges (PSD). Todos fizeram uso da palavra, inicialmente, ao ser decretada aberta a sessão.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Vinicius (MDB), durante discurso direcionou agradecimentos a todos os parlamentares que compõem o legislativo santanense e enfatizou o que significa o trabalho de vereador. O parlamentar vai exercer o mandato 2021/2024 e dirigir a mesa diretora para o biênio 2021/2022.

“Agradecer a Deus e aos colegas por me reconduzir mais uma vez à legislatura e também aos trezentos e dezoito votos obtidos nas urnas pelo povo de Santana do Piauí, no qual reconheceu o meu trabalho. Quero agradecer também aos meus amigos vereadores. […] O papel do vereador é amplo, mas em primeiro lugar é procurar buscar e correr atrás dos benefícios para nossa cidade. De forma direta ou indireta, buscar trazer recursos, melhorar toda a infraestrutura, tanto na saúde, como na educação. Isso a gente vem buscando junto com nossa prefeita e vice-prefeito”, proferiu.

“Juntamente com nossos amigos buscamos a benfeitoria de mobilidade urbana que é o asfalto através do nosso deputado Severo Neto, como também o o recapeamento da PI. A nossa parceria com a deputada Marina, conseguimos sete mil metros de calçamento […] Vou correr atrás e buscar melhorias para o município”, disse destacado o trabalho e organização administrativa da prefeita Maria José. “Eu nunca vi na história de Santana um prefeito com organização como essa até hoje, funcionando todas as secretarias. É a maior organização já vista no município e isso é reconhecido no Estado e a nível nacional sempre procurando o bem comum do povo de Santana do Piauí”, concluiu o vereador e presidente da Câmara.

Ao final da sessão a prefeita Maria José de Sousa Moura (PROGRESSISTAS) usou a tribuna da casa para falar de projetos de melhorias executados, encaminhados e proferir a mensagem do Executivo ao povo.

Publicidade

O município de Santana vem se destacando no cenário regional e estadual, impulsionado por investimentos de infraestrutura, serviços básicos e programas sociais de grande alcance.

“Cito como exemplo a grande obra de mobilidade urbana que aconteceu, trazendo para nossos moradores mais facilidade em seus deslocamentos. Além de mudar o aspecto urbano da nossa cidade. Obras de calçamentos estão acontecendo e já aconteceram destinado pelos deputados Iracema Portela, Marina Santos e Severo Neto”, destacou. “Em breve iniciaremos mais calçamento. Desta vez destinados pelo senador Ciro Nogueira que já está licitado, vai ser iniciadas as obras complementando as ruas com seus calçamentos prolongados e interligando ruas”, frisou. “Com recursos próprios, foi construída a passagem molhada da rua São Pedro e Travessa Antônio Rodrigues”, acrescentou.

Maria falou sobre o equilíbrio orçamentário do município. “Um aspecto fundamental na nossa administração diz respeito a preocupação que nós temos com o servidor, pois sabemos o quanto o pagamento em dia é importante, é legal e é obrigatório. Desde 2017 conseguimos o equilíbrio financeiro e atualizamos a folha de pagamento dos servidores do município, efetivos e contratados, graças ao planejamento e ao controle de gestão. Desde então, temos cumprido integralmente, muitas vezes, até com pagamento antes da data. Vamos avançar. É a nossa meta para dois mil e vinte e um”, reforçou.

No ano de 2020 Santana do Piauí pela primeira vez ganhou o ICMS ecológico e teve como destaque a conquista do 1º lugar na Campanha da Tarifa Social de Energia Elétrica do Estado.

Entre muitos entraves burocráticos destacados pela gestora durante pronunciamento referente a seu primeiro mandato  foi citada a Casa de Apoio de Teresina, a situação das obras em andamento no município no tocante a Unidade Básica de Saúde da comunidade Engano dos Porém, bem como o Espaço Multieventos que devido a pandemia aguarda o alambrado para que seja entregue. Foi citado e esclarecido a respeito do “desentrave” da Academia de Saúde ao Ar Livre.

Publicidade

“A casa de apoio em Teresina é uma casa de assistência social. Tivemos a coragem de enfrentar um grande desafio que foi procurar algo melhor para o povo de Santana do Piauí. Conseguimos uma casa melhor, mais confortável, mais acolhedora, até mais segura”, disse.

Sobre a saúde municipal é importante destacar que Santana do Piauí segue sem nenhum caso ativo de Covid-19 e todos os profissionais de saúde já foram imunizados com a vacina. “Todos os profissionais de saúde foram vacinados”, disse destacando que brevemente começa a vacinação de idosos de noventa anos acima nas residências, para que eles não corram risco nas unidades.

Obras e serviços

Foram contemplados 7 mil metros quadrados de calçamento para as ruas Santa Maria, complemento da 15 de Novembro, rua Projetada, complemento da rua Espírito Santo, rua Nossa Senhora Aparecida, bem como o povoado Lagoa Seca e Barro, trecho I e II fazendo contorno completo.

Assinadas pela deputada Marina Santos ordens de serviços de pavimentação em calçamento de 11 ruas ainda no mês de janeiro.

Publicidade

Estão abertas licitações de projetos que contemplam com pavimentação de calçamento em 5.300 m² (cinco mil e trezentos metros quadrados).

Na agricultura foi destacado os repasses do Garantia Safra referentes a 2019/2020. Ainda no setor de desenvolvimento rural foi iniciado os trabalhos de aração de terra onde em média 150 horas já foram trabalhadas. Aproximadamente 90 agricultores estão cadastrados e a expectativa é que 300 horas sejam trabalhadas igualmente foi em 2020.

A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos distribuiu 600 kg de sementes de milho e feijão para os pequenos agricultores santanenses. Os insumos agrícolas beneficiaram mais de 75 agricultores da sede e comunidades rurais.  As sementes foram destinadas pela Secretaria de Agricultura Familiar do Piauí (SAF-PI).

Na fase de boas chuvas, os reparos nas estradas estão sendo feitos em caráter de urgência e, após o inverno cessar, serão recuperadas todas as estradas.

Dentro dos projetos de desenvolvimento foi citado também o projeto de construção do Centro Administrativo através do deputado Severo Neto e o recapeamento da PI-375 que está em fase de execução.

Publicidade

Na 1ª sessão da Câmara estiveram presentes além da prefeita Maria José e o vice-prefeito Neli Borges, o ex-prefeito Deusimar Borges, bem como os secretários: Netinho (Agricultura), Neiton Leal (Esportes), Tarciana Oliveira (Assistência Social), Layrton Carvalho (Saúde), José Leal (Obras), demais autoridades, lideranças políticas e a sociedade civil.


Confira em >>Prefeita Maria José vai apresentar projetos de desenvolvimento para Santana na 1ª sessão da Câmara

Santana do Piauí conquista 1º lugar na Campanha da Tarifa Social de Energia Elétrica do Estado

Santana do Piauí não possui casos ativos de Covid-19

Obra de recapeamento asfáltico é iniciada em Santana do Piauí

Publicidade

Vacina contra Covid-19 já imunizou 46 profissionais da Saúde em Santana do Piauí

Prefeitura de Santana disponibiliza Casa de Apoio para pessoas que necessitam de serviços de saúde em Teresina

Saúde de Santana recebe 30 doses da vacina contra Covid-19 no segundo lote

SANTANA | Secretaria de Agricultura distribui 600 kg de sementes para agricultores

Durante reunião com Marcelo Castro e Severo Eulálio, prefeita Maria José solicita obras de infraestrutura para Santana do Piauí

Publicidade

Deputada visita Santana e assina ordem de serviço para 7 mil metros de calçamentos: “solicitação de fortes lideranças”

Prefeitura de Santana conclui 2020 com pagamento dos servidores em dia

Prefeita Maria José cumpre agenda em Teresina e busca novos investimentos para Santana do Piauí

Prefeita Maria José entrega nova viatura ao GPM e reforça policiamento de Santana do Piauí; fotos

Pavimentação asfáltica inicia em Santana do Piauí e onze ruas serão contempladas; fotos

Publicidade

Mensagem do Executivo

Com palavras de estima, afeto, reconhecimento, gratidão pelo que cada um de vocês é capaz de fazer pelo desenvolvimento do nosso município, sempre dou graças a meu Deus. Os tempos são outros. É preciso fazer o novo acontecer e isto só pode vir a tornar-se um fato concreto quando existir entre esse poder legislativo e o executivo os mesmos entendimentos, as mesmas parcerias, no intuito de fazer com que o nosso município não seja restrito  a conveniência ou interesses particulares, mas que priorize o povo como centro de todos os projetos e discussões inerentes ao mandato que nos foi confiado.

Quero aqui reafirmar perante ao povo aqui presente, que assim como busquei nos quatro anos do meu primeiro mandato, eu farei neste segundo com que a nossa administração seja pautada pela união entre esses dois poderes, porque eu tenho plena consciência de que somente assim, continuaremos com o progresso e o desenvolvimento que ora Santana do Piauí é testemunha.

Senhor Presidente sei que fiz durante os quatro anos da gestão passada e continuo a fazer desde janeiro de dois mil e vinte e um frente ao Poder Executivo, para que Santana do Piauí tome cada vez mais sua visibilidade no âmbito da prosperidade e do bem-estar do povo. Tenho esta convicção de que nenhuma de vossas excelências pensam diferente de mim, pois aqui não se deve tratar de outros assuntos e interesses, a não ser aquilo que o povo espera de cada um de nós que é honrar o juramento perante o que discorre a Constituição Federal e a lei municipal, sobre o poder que a cada um de nós representa.

A marca da nossa gestão tem sido a responsabilidade, eficiência e o compromisso respeitoso para com todos que fazem o nosso município, buscando assim, a cada dia, de forma mais clara uma democracia transparente, onde todo e qualquer cidadão santanense presente neste plenário ou fora dele, tem conhecimento do que fazemos no dia a dia, para que o nosso município seja de fato um exemplo de equilíbrio e de responsabilidade, naquilo que é inerente ao Poder Executivo.

Publicidade

Convoco os senhores vereadores que tomam assento nessa casa hoje, para trabalharmos juntos, que façamos nossa parte, porque o povo espera e exige demais, que honremos com tudo aquilo que a eles apresentamos durante nossa caminhada em busca desse pleito. O propósito é deixar nossa marca para gerações do presente e para aquelas que ainda virão. E estas marcas, elas devem tomar a notoriedade como do bem e não de angústias e arrependimentos, nem da nossa parte e nem do povo de Santana do Piauí.

É preciso acima de tudo ter consciência que nós, na tarefa de governar com senso, boa vontade, espírito coletivo, prudência e vontade de servir, pois a vida pública exige resignação. Se colocamos o nosso nome para apreciação e aqui chegamos é porque somos conscientes da responsabilidade que recai sobre nós. Afinal, a gestão não se restringe apenas ao Poder Executivo, mas também ao Legislativo, que deve assumir de forma ética, transparente e responsável porque ele compete agentes dos legisladores, dos projetos que dizem respeito ao povo de Santana do Piauí.

É preciso, acima de tudo, ter consciência política, esperança no futuro e, sobretudo, na relação construtiva entre este poder e o Poder Executivo, que deve se refletir a maturidade política da nossa população, que a cada dia exige um acatamento as normas morais e ao debate propositivo. Com esse espírito e com essa determinação, senhor presidente, senhoras vereadoras, senhores vereadores, é que vamos, com a participação de todos, continuar fazendo de Santana do Piauí uma cidade melhor. Deus nos abençoe e muito obrigado!.

Veja todas as fotos

se

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS