Proposta que proíbe casamento antes dos 16 anos entra na fase final
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 11/08/18

Proposta que proíbe casamento antes dos 16 anos entra na fase final

A proibição do casamento de menores de 16 anos, em qualquer hipótese, foi aprovada na quarta-feira (8) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Hoje o casamento de menores de 16 anos só é admitido em caso de gravidez ou para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal, já que ter relações sexuais com menores de 14 anos é crime, com pena que varia de 8 a 15 anos de reclusão.

Para sair do papel, o texto ainda precisa ser votado no plenário da Casa, para onde segue com pedido de urgência. Se aprovada na fase final, a matéria vai à sanção presidencial. Apesar de acabar com a possibilidade do casamento antes dos 16 anos, o texto em discussão mantém as outras normas em vigor hoje: casamento no Brasil só a partir de 16 anos completos, com autorização dos pais, ou livremente a partir de 18 anos.

“O projeto é singelo, mas de um significado imenso para a proteção das nossas crianças, em especial das meninas. Com o casamento infantil, a menina perde a capacidade de tomar decisões por si mesma. O que ocorre, na maioria das vezes, é que ela deixa a escola, o que vai se refletir dramaticamente na sua capacidade de conseguir um emprego quando adulta, sem contar outras situações graves”, destacou a senadora Marta Suplicy (MDB-SP), relatora da proposta na CCJ.

Histórico

Em junho, quando o texto foi aprovado na Câmara dos Deputados, a autora da proposta, Laura Carneiro (DEM-RJ), destacou que, no Brasil, cerca de 877 mil meninas casaram-se com menos de 16 anos.

“Elas são quase vendidas a seus abusadores na forma de casamento. A aprovação do projeto é um avanço extraordinário, aplaudido por todos os organismos envolvidos nos direitos da criança e do adolescente”, afirmou a deputada.

 

Fonte: Agência Brasil

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Mais de 40 municípios decretaram situação de emergência e 26 estão sem receber ajuda do governo

43 municípios decretaram situação de emergência por conta da estiagem, mas muitos não estão recebendo ajuda só chega em 26 cidades. De acordo com a Defesa Civil, as cidades não

DESTAQUES

“Nenhuma barragem tem licença ambiental no Piauí”, diz Semar

As instituições de meio ambiente no Estado estão com uma missão de localizar as 210 barragens em funcionamento detectadas via satélite pela ANA (Agência Nacional das Águas). Entre as barragens

DESTAQUES 0 Comments

Escola é arrombada pela terceira vez em dois meses em Campo Grande do Piauí

A Unidade Escolar João José Ramos, uma escola estadual da cidade de Campo Grande do Piauí, foi arrombada pela terceira vez em menos de dois meses. A última ação criminosa