Connect with us

DESTAQUES

Quase 300 obras federais estão paralisadas no Piauí

Publicado

em

Dados do “Painel de Obras Paralisadas”, do Tribunal de Contas da União (TCU), revelaram um percentual alarmante de obras federais paralisadas no Piauí. Segundo o relatório, cerca de 298 empreendimentos com recursos federais estão inacabadas, um total de 32,7% das obras no estado.

Ainda conforme os dados, o total investido nas obras paralisadas equivalem a R$ 586.772.559,00, sendo que 182 obras são da área da Educação (61% do total no Piauí), seguidos de 19 obras para setores da Infraestrutura, dez para o Saneamento, seis da Saúde e quatro da Agricultura.

(Foto: Reprodução/Agência Senado)

Com relação ao percentual de obras paralisadas no país, o relatório apontou ainda que houve um aumento de 9,5%, saltante de 29% para 38,5% nos últimos dois anos. Dos mais de 22,5 mil contratos pagos com recursos da União, 8.674 são considerados interrompidos pelo TCU. As obras suspensas somam R$ 27,2 bilhões. O percentual é o maior desde 2018, quando 37,5% dos contratos estavam parados.

No “Painel de Obras Paralisadas”, os internautas poderão ter informações detalhas, através de gráficos e relatórios do órgão federal. A ferramenta reúne as informações mais recentes sobre a execução dos contratos custeados com recursos federais.

O setor da Educação é o que tem a maior quantidade de obras paralisadas: 4.473. Uma área genérica classificada pelo TCU como “em branco” figura em segundo lugar, com 2.869 contratos interrompidos. Na sequência, surgem Saneamento (388), Saúde (289) e Infraestrutura de Transportes (277).

O “Painel de Obras Paralisadas” informa as principais causas das obras paralisadas. Com base em análise amostral realizadas em 2018, o mau planejamento dos empreendimentos é o principal fator de paralisação. O gerenciamento ineficiente dos contratos está geralmente relacionado a projeto básico deficiente; falta de contrapartida de estados e municípios; e falta de capacidade técnica para execução do empreendimento.

Publicidade

No caso específico da Educação Infantil, a ferramenta sugere como principais causas de paralisação os contratos rescindidos, o abandono da empresa e as irregularidades na gestão anterior. De acordo com o TCU, não foram realizados estudos sobre os impactos da pandemia de Covid-19 nas obras em andamento.

Fonte: Oito Meia , com informações da Agência Senado | Foto: Direto das Ruas

Facebook

MAIS ACESSADAS