Connect with us

DESTAQUES

Representantes de Fronteiras participam da V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente em São Paulo

Publicado

em

Foi realizado no período de 15 a 19 de junho, a etapa da V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, em  Sumaré, São Paulo. Com o tema à jornada da Profecia das Águas, que é constituída de nove missões, essa espécie de brincadeira pedagógica trouxe o elemento lúdico da conferência para que os alunos tivessem mais conhecimentos sobre o tema água.

A metodologia do evento foi idealizada e conduzida por Edgard Gouveia Júnior que iniciou falando sobre a junção das nascentes em riachos. O evento contou com grupos de oito estudantes vindos, de três estados diferentes, com o intuito de realizarem uma mistura de culturas e promoverem uma troca de conhecimento entre eles.

A delegada Isabelly Maria do município de Fronteiras, juntamente com outros 15 delegados do estado do Piauí, apresentou o projeto SOU GUARDIÃO DA ÁGUA. No qual é um trabalho que já foi testado e está funcionando na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa.

A intervenção já foi implantada na Escola Municipal José Aquiles de Sousa em Fronteiras-PI para reaproveitar a água utilizada nas pias da cantina que é através de uma encanação auxiliar, que irá desviar a água das pias para caixa de decantação.

De acordo com os delegados, o projeto é composto de tela 1, areia fina, carvão mineral, tela 2 e uma bomba, fazendo com que algumas impurezas fiquem retida na areia, e o carvão mineral, para retirar mal cheiro. Em seguida com o auxílio da bomba a água será lançada num reservatório que contem hipoclorito de sódio e semente de moringa, essa água então será distribuída para a encanação que dá acesso a uma torneira e caixa de descarga dos banheiros, sendo reutilizada para a limpeza dos vasos sanitários, limpeza da escola, bem como regar as hortaliças e plantas existentes na instituição.

Publicidade

Cerca de 400 estudantes continuam a jornada sobre a água, sendo denominados na jornada da conferência como nascentes vindas de todos os cantos do Brasil. Na V CNIJMA, foram realizadas atividades de agrofloresta, pluviômetro, música, teatro, mão na água, vídeo, danças circulares e de uso consciente da água. Todas as atividades buscaram ensinar os participantes sobre ações importantes de forma lúdica, conscientizando-os sobre os diversos aspectos da água.

Após as oficinas terem concluído as atividades, os grupos retornaram ao auditório para compartilhar tudo o que haviam aprendido. A apresentação, ou “Encontro das Águas”, foi marcada por apelos a uso consciente da água e a importância de cuidado com o meio ambiente. “Nós não somos os jovens do futuro. Somos os jovens do hoje e temos que melhorar para algo melhor para os próximos, os jovens do amanhã”

Ao retornar ao estado do Piauí, a professora Inácia Ribeiro e a aluna Isabelly Maria da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa foram recepcionadas ainda no aeroporto, pela secretária Municipal de Educação, Veronica Pereira, onde conduziu as mesmas para um almoço descontraído no qual conversaram sobre o desenrolar da V CNIJMA.

Informações e fotos: Blog Fronteiras merece crescer

Acompanhe mais fotos!

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS