Connect with us

DESTAQUES

Retomada da Festa de Nossa Senhora de Fátima é marcada por gestos de fé e devoção em Itainópolis; veja fotos

Publicado

em

Na cidade de Itainópolis, situada a 371 km da capital Teresina, 13 de maio é dia de celebrar a tradicional festa de Nossa Senhora de Fátima, um dos mais tradicionais eventos religiosos do município

Nesta sexta-feira, depois de dois anos sem a grande festa religiosa, em virtude da pandemia, os católicos puderam retomar a tradição. Foi um dia de muita alegria para a comunidade.

Logo cedo, a imagem de Nossa Senhora de Fátima saiu da igreja em procissão, carregada pelos católicos até o topo do morro, onde aconteceu a missa solene.

A celebração foi presidida pelo padre Fernando Amando, pároco local, e concelebrada pelos padres Miguel Feitosa, Marcos Roberto, Manoel Moura e padre Chiquinho, e pelo diácono Francisco de Assis.

A santa missa teve a participação de um grande número de fiéis, uma parte destes, pagadores de promessa, que enfrentaram o sol forte e a íngreme subida até o alto do morro de Fátima para professar a fé em Nossa Senhora, pedir a interseção da co-padroeira do município e agradecer pelas graças alcançadas das mais diversas formas, seja acendendo velas, vestindo roupas brancas, assistindo a missa ajoelhado ou de pés descalços.

Ao final da missa, foram dados testemunhos que emocionaram. A jovem Maria Vitória, de 16 anos, que durante toda a sua infância e adolescência pertencia à igreja evangélica, deu testemunho de conversão ao catolicismo.

“Foi graças a santa igreja católica que pude ter uma chance de receber a salvação. […] Me sinto muito feliz por estar o contando em um dia muito solene, o dia de Nossa Senhora de Fátima, nossa mãe e mãe do Senhor.”, disse.

Adenilsa da Silva deu testemunho de graça alcançada, por interseção de Nossa Senhora de Fátima, de ter se tornado mãe. Ao lado do filho Rayan Vieira, ela compartilhou sua história. “Eu queria ser mãe e não podia. Entre em desespero, coloquei meu joelho no chão, orei a Jesus e a Nossa Senhora de Fátima, e pedi que pudesse ser mãe. E hoje estou aqui, depois de 17 anos, com essa roupa branca, de pés descalços, ao lado do meu filho, que foi a minha bênção.”, disse.

Adeilson Silva, que é filho de Itainópolis e reside em São Paulo, participou da missa vestido de branco para agradecer pela vida, após vencer uma longa batalha contra a Covid-19. “Eu sou prova viva de que Ele existe. Eu sei o que eu passei, mas Deus permitiu que hoje eu estivesse aqui. Passei três meses dormindo numa UTI, mas Deus estava acordado. Ao todo, foram sete meses internado. Sou muito grato a todos que me ajudaram e rezaram por mim.”, disse, citando o nome do médico Junior Sampaio.

Em seguida, os católicos desceram o morro seguindo a imagem da santa e caminharam em procissão até a igreja matriz, onde o padre Fernando deu a bênção final.

O padre Fernando, que pela primeira vez esteve à frente da organização da festa juntamente com o padre Manoel e a comunidade, fez uma avaliação positiva.

“64 anos de passaram e a fé do povo de Itainópolis e região parece se fortalecer, e este ano, por uma razão muito especial, porque passaram-se dois anos sem o povo poder vir a Itainópolis. Então, diante de tudo o que aconteceu em Itainópolis, no Brasil e no mundo, este ano foi muito especial para todos.  Podemos até dizer que foi a melhor dos últimos anos, e não por causa do padre Fernando, mas pela vontade que o povo estava de participar dessa festa, que é do coração deste povo.”, disse.

O prefeito de Itainópolis, Miguel Rodrigues, participou da festa da co-padroeira e falou da alegria de vivenciar a retomada. “A gente se sente alegre em poder participar novamente dessa festa depois desses dois anos parado, e ver a grande participação do povo. Essa foi uma das maiores festas que o município teve nos últimos anos. O povo sentia essa necessidade de voltar, de celebrar a vida, agradecer a Deus, a nossa Senhora de Fátima, e festejar esse momento glorioso que é de retomada desse tradicional festejo.”, disse.  

Publicidade

O gestor destacou o apoio da sua gestão para que a festa acontecesse, reafirmou que a igreja terá sempre o seu apoio e anunciou que já existem projetos para melhorar o morro de Fátima onde é celebrada missa da festa, com o objetivo de melhor acolher os devotos.

“Que saudade que nós estávamos dessa missa. Há dois que não participávamos desse evento por causa da pandemia, e esse ano estamos aqui novamente para renovar a nossa fé, as nossas energias. Depois de tanto sofrimento que nós passamos, nada mais justo e melhor do que estarmos aqui pedindo perdão dos nossos pecados, para que Deus nos dê força, fé e coragem, e agradecendo por tudo o que Deus tem nos concedido.”, disse o deputado estadual Nerinho, que também participou.

Veja todas as fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS