Connect with us

DESTAQUES

Riacho do Padre celebra festejo da padroeira; prefeito promove evento cultural e inaugura praça

Publicado

em

O povoado Riacho do Padre, populosa comunidade do município de Padre Marcos, celebrou, desde o dia 29 de novembro, os festejos de sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Na noite desta sexta-feira (8), a programação religiosa chegou ao seu ponto alto, com a celebração da missa solene.

Celebrada ao ar livre, em frente a capela dedicada a padroeira, presidida pelo padre Fernando Amando, pároco local, a tradicional Missa reuniu centenas de fiéis católicos em um gesto de fé e devoção.

Após a santa missa, um evento cultural foi realizado pela Prefeitura Municipal. Na oportunidade, o prefeito José Valdinar da Silva, o vice-prefeito Valdo Benedito, vereadores e secretários municipais, realizaram a inauguração de uma Praça Pública, a primeira do povoado.

O espaço de lazer e sociabilidade foi construído com recursos próprios da Prefeitura Municipal, e que recebeu o nome de Eva Maria de Sousa, a partir de um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adão José da Silva, representante da comunidade.

Durante o evento, como forma de reconhecimento e estratégia de estímulo, a Secretaria Municipal de Educação premiou com certificados e medalhas os alunos da Escola Municipal Davi Severiano de Carvalho, situada no povoado Riacho do Padre, e que se destacaram na 20ª Olimpíada de Astronomia e Astronáutica. Professores também foram homenageados, dentre estes, Ana Meire Macedo, que foi a articuladora da Olimpíada no município.

Destaque, também, para as várias apresentações culturais, dentre estas, do Reisado infantil e adulto, uma manifestação cultural religiosa festiva tradicional da região que mistura coreografias e rimas, comum nesse período do ano. Outra atração do festejo do povoado Riacho do Padre foi o show em praça pública com o cantor Paulo Henrique – ‘O tampa das vaquejadas’ – que embalou o público ao som do forró.

“Hoje é um momento de alegria, pois estamos participando os festejos do povoado Riacho do Padre e entregando a primeira praça do povoado, essa obra de grande significado e que vai se tornar o ponto de encontro das famílias, um espaço de lazer e entretenimento. E para inaugurar e festejar, nós promovemos esse evento com apresentações culturais e festa para a população, por entender a importância de se valorizar a cultura e o povo deste lugar”, disse Valdinar.

Segundo o prefeito, o povoado Riacho do Padre é uma comunidade de grande importância para o município, mas que havia sido esquecido pelo poder público. “Essa é a primeira praça e a primeira festa pública em 53 anos de emancipação. Em 11 meses, nós já construímos quase um quilômetro de asfalto, estamos construindo uma unidade básica de saúde, já garantimos a compra dos equipamentos e de uma ambulância para a nova UBS, e vamos construir mais dois mil metros quadrados de calçamento. Nossa gestão vê o Riacho com outros olhos”, pontuou.

Publicidade

Em seu pronunciamento, o vereador Irmão Adão, como é conhecido, parabenizou e agradeceu ao prefeito Valdinar pelo trabalho que tem realizado em prol do povoado Riacho do Padre. “Parabéns, prefeito Valdinar, pela iniciativa de estar resgatando os festejos do nosso povoado e realizando essa grande festa para a população. É uma alegria fazer parte dessa equipe que tanto tem trabalhado pelo município de Padre Marcos, em especial, pelo nosso povoado”, disse, agradecendo a confiança do prefeito para que o ele pudesse organizar o evento. Adão finalizou agradecendo a presença do público e afirmando que os festejos do Riacho vai se tornar uma tradição.

O vice-prefeito Valdo Benedito parabenizou o povoado Riacho do Padre pela inauguração da praça pública e parabenizou aos familiares da homenageada, Eva Maria de Sousa, que teve seu nome eternizado com a denominação da praça. “Foi uma escolha acertada. Dona Eva é de uma família ilustre deste lugar”, pontuou. Valdo elogiou o evento e defendeu a valorização das manifestações culturais, como a dança do São Gonçalo. “Que essas manifestações culturais estejam sempre presentes nos eventos públicos, para que assim possam permanecer vivas em nosso meio”, disse.

Ações de Saúde
Também nesta sexta-feira, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou uma mobilização de prevenção e enfrentamento aos cânceres de mama e de próstata, tipos muito comuns entre mulheres e homens. Na ocasião, foram entregues 112 resultados dos exames de sangue PSA, usado para detectar o câncer de próstata. Os exames foram avaliados pela equipe médica e, em caso de anormalidade, os pacientes eram imediatamente submetidos ao exame de ultrassonografia.

Com foco na prevenção do câncer de mama, público feminino também realizar ultrassonografia, com a finalidade de analisar o tecido mamário e colher informações sobre lesões e nódulos. Ao todo, entre homens e mulheres, foram realizados 138 ultrassons.

Todos os serviços de saúde foram ofertados de forma gratuita. A estrutura foi montada na própria comunidade, em uma escola, com o objetivo de facilitar o acesso da população.

Publicidade

O prefeito Valdinar manifestou sua preocupação. “Nós temos 11 casos de pessoas com câncer realizando o tratamento em Teresina. É uma doença que está afetando cada dia mais pessoas, e que requer toda atenção do poder público e da população. Por isso nós estamos conscientizando as pessoas e realizando essas campanhas de prevenção. Somente com um tratamento eficiente é possível vencer essa doença, e a principal estratégia é a prevenção a identificação precoce”, disse.

Mais fotos do evento:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS