DESTAQUES

Rio Itaim aumenta volume e inunda casas em Itainópolis; Prefeitura suspende aulas e faz alerta

Publicado

em

As fortes chuvas registradas no início desta semana, no município de Itainópolis, fizeram aumentar o volume de água do Rio Itaim, que passa pela cidade.

A água invadiu alguns pontos da cidade, chegando a inundar ruas e casas. O antigo campo de futebol e o bairro Matadouro foram alguma das áreas atingidas e tomadas pelas águas.

Maria Cassiane, a Pretinha, teve a casa invadida pela água. Ela mora próximo ao antigo campo de futebol. “Eu dormi o campo não tinha água. Eu faço uma base que a água começou chegar por volta de 1 hora da madrugada começou a chegar. Quando foi 4 horas eu saí fora e já achei a frente da casa alagada.”, relatou.

Ela conta que a água continuou aumentando o volume e acabou entrando na residência. “Eu fiquei aperreada. Tive que pedir ajuda pra tirar minha filha que é especial, é cadeirante. O pessoal me resgatou. Eu saí com minha filha e deixei as coisas.”, disse. Pretinha informou que já pediu ajuda da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Alerta

Na noite desta segunda-feira, 1º de abril, a Prefeitura de Itainópolis, por meio do Departamento de Defesa Civil, divulgou um comunicado nas redes sociais onde alerta a população que reside em áreas para um possível aumento no volume de água.

A Prefeitura considerou o rompimento de uma barragem no município de Massapê do Piauí, ocorrido no início da tarde desta segunda-feira, por volta das 14h.

Em Massapê, dois grandes rios estão com elevado volume de água, Boa Vista e Boa Esperança. A água de ambos tem como destino o Rio Itaim, que passa por Itainópolis.

Publicidade

Na noite de desta segunda-feira, a barragem Poço de Marruá, que fica situada no município de Patos do Piauí, no Rio Itaim, também começou a transbordar.

Aulas suspensas

O prefeito de Itainópolis, Miguel Rodrigues, decidiu por suspender temporariamente, a partir desta terça-feira (2) até a próxima sexta-feira (5), as aulas nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

De acordo com o Decreto Municipal, as chuvas intensas danificaram as estradas vicinais, impossibilitando o tráfego dos ônibus que fazem o transporte escolar dos alunos que residem na zona rural.

Além disso, considera, também, o risco de aumento do volume de água no Rio Itaim, tendo em vista o rompimento e as fortes chuvas registradas em municípios situados em áreas acima de Itainópolis.

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile