Connect with us

DESTAQUES

SANTANA│Prefeitura realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde e discute melhorias; veja fotos

Publicado

em

A 6ª Conferência Municipal de Santana do Piauí, promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, na manhã desta segunda-feira (25), no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, reuniu diversos profissionais da saúde e também o povo em geral. Com o tema: “Orgulho de ser SUS – Saúde Pública de qualidade na cidade de Santana do Piauí-PI”, teve como objetivo apresentar dados sobre a realidade atual e discutir propostas de melhorias para a saúde do município.

A princípio, a abertura do evento com a composição da mesa de honra formada pela prefeita Maria José que saudou o público participante juntamente com o secretário de Saúde Francisco José de Carvalho; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edivânia Fontes; o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Joaquim Leal; representante do Controle Social, Maria da Conceição e o representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Pedro Luís.

Após a formação da mesa, foram apresentados dados sobre a saúde municipal, afim de levar maior entendimento da realidade para os participantes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística 2017, o município de Santana do Piauí, possui área de abrangência de 140, 7 km², com população de 4.559 habitantes.

Relativo a saúde, a área de cobertura compreende a 100% da atenção primária, composta por 2 equipes da Estratégia de Saúde da Família; 02 equipes de Saúde Bucal; 12 agentes comunitários de Saúde e 04 agentes de endemias.

Dados da Secretaria de Municipal de Saúde, apontam que na Atenção Básica no ano de 2018 foram registradas 6.053 consultas.

Em relação a Atenção Básica referentes às gestantes do município, em 2018, os indicadores mostram que todas estão com acompanhamento, vacina e cadastro em dia.

Publicidade

Com relação aos registros obituários, as principais causas de mortalidade, segundo a tabela abaixo, são ocasionadas por doenças circulatórias, atingindo 55,7% da população. Em seguida as neoplasias registram 20,5% das mortes. Doenças parasitárias e infecciosas chegam a 2,41% entre outras causas externas como acidentes que atingem 6,1%.

Para Ionara Holanda, palestrante que tratou durante o evento e apresentou dados sobre situação local, dentre os números apresentados, um dos mais preocupantes, está relacionado também às doenças circulatórias, com maior índice de mortalidade, onde muitas pessoas sofrem com a hipertensão e consequentemente com derrame cerebral, entre outras patologias que levam a óbito, além das doenças crônicas, doenças psicossomáticas –  depressão, diarreias, dengues entre outras.

“Temos 128 diabéticos cadastrados e acompanhados, número alto se comparado com o número total de habitantes, bem como o número de hipertensos que é muito alto chegando a 641 em uma cidade que não chega a cinco mil habitantes”, alertou.

Discussão voltada ao tema do evento, muito foi tratado e reforçado sobre Sistema Único de Saúde e, da obrigatoriedade de tratamento e respeito às desigualdades, visto que o ser humano tem suas diferenças e devem, essas, serem respeitadas.

“É necessário tratarmos as pessoas bem porque todos devem ser tratados como pessoas e assim, ouvi-las em qual contexto está inserida. Temos o direito de sermos acolhidos e atendidos em qualquer lugar do Brasil porque saúde é um direito de todos garantidos por lei. O SUS quer tratar as pessoas quando levam agentes de saúde, promovem campanhas com intenção de orientar e cuidar da saúde e evitar adoecer. É também função da Secretaria Municipal de Saúde” , destacou Ionara.

Publicidade

Logo após apresentação de dados e discussão acerca do tema, o conferencista Átila Araújo, abordou sobre o tema central da 6ª Conferência Municipal de Saúde.

Segundo Átila, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um sistema criado pela Constituição Federal 1988, regulamentado pela lei nº 8080/90 que ganhou abrangência graças às lutas e reivindicações, a partir da 8ª Conferência Nacional de Saúde.

“O Sistema Único de Saúde é reconhecido como a maior obra-prima do país”, pontuou

Através de muitas lutas as pessoas conseguiram ser contempladas. Uma reflexão feita, de acordo com o palestrante, relata que somente quem tinha carteira de trabalho registrada é que conseguia atendimento à saúde, contrário a quem não tinha registro de trabalho.

“Tivemos avanço apenas enquanto cidadãos, mas enquanto servidores ainda precisamos avançar mais e fazermos nossa parte, sem colocarmos obstáculos”, alertou o enfermeiro.

Publicidade

Logo ao término dos discursos, foi dividido três grupos com todos os participantes cuja finalidade foi apresentar deficiências e propostas de melhorias para a saúde municipal. Os grupos abordaram os seguintes eixo temáticos:

-Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente para o SUS

As propostas foram apresentadas e aprovadas em plenária, após a reunião dos grupos que elencaram algumas situações necessitantes de melhorias como a construção de postos de saúde na comunidade Queimada da Ema e Camarada, bem como a divulgação de serviços e ações da Secretaria de Saúde e outras secretarias nas redes sociais. Dentre outras propostas relacionadas pelos grupos, está o aumento dos repasses financeiros advindos do Ministério da Saúde direcionado à atenção básica do município e atualização de tabelas de pagamentos de procedimentos de exames especializados pelo SUS.

Para a coordenadora da Atenção Básica santanense, Valéria Albuquerque, as propostas serão encaminhadas para o Conselho Municipal de Saúde e posteriormente.

“As propostas servirão como base para as Conferência Estadual e Nacional de Saúde a ser realizada no mês de junho. É importante ressaltar que realizamos nossa conferência dentro do prazo estipulado que era até o dia 18 de abril, onde enviaremos também o relatório para o Estado”, ressaltou Valéria.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José, disse que as reivindicações são importantes, uma vez que foi cumprido os prazos legalmente e a inteira participação dos setores da sociedade.

“É uma avaliação muito positiva, pois temos grande participação dos conselhos, entidades civis e governamentais onde elas debatem ideias trazendo problemas e apresentando sugestões para que o SUS do nosso município tenha uma qualidade no atendimento da nossa população. A conferência em si supera nossas expectativas pelo grande debate proporcionado, e, a partir disso, nortearemos em ações que o município precisa contribuir para que o SUS tenha essa qualidade no atendimento ao usuário”, avaliou reforçando o compromisso de atender as exigências e garantir qualidade no atendimento para com a saúde da população santanense.

Publicidade

O secretário municipal de Saúde, Francisco José de Carvalho, afirmou o compromisso de atender as prioridades mediante as propostas apresentadas.

“Primeiramente minha avaliação da 6ª Conferência de Saúde é positiva. As discussões são todas positivas porque o que depender da pasta, a gente estará atendendo os quesitos de acordo com as necessidades maiores, visto a necessidade de melhorias vamos avaliar aquelas de maior prioridade e apresentar nas conferencias”, destacou o secretário.

Ao final do evento foi formada a delegação que irá participar da Conferência Estadual de Saúde. Os delegados são: Valéria Albuquerque (Coordenadora da Atenção Básica); Layrton Carvalho (Secretaria Municipal de Saúde); Natanael Pinheiro (Orientador Social) e Dina Márcia (Técnica de Enfermagem).

Estiveram presentes, além das autoridades que formaram a mesa de honra, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Tarciana Bernardes; o secretário de Obras, José Leal; a secretária municipal de Educação, Mara Inês Leal; o secretário de Agricultura, Francisco de Moura Sobrinho; o secretário de Saúde, Francisco José de Carvalho entre outras.

-Veja fotos:

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS