Connect with us

DESTAQUES

SANTANA 27 ANOS│Ato Cívico abre festividades do aniversário de emancipação política

Publicado

em

Foi realizado na manhã desta terça-feira (23), o Ato Cívico comemorativo aos 27 anos de emancipação política de Santana do Piauí. O momento aconteceu na praça São Pedro, no Centro, abrindo oficialmente as comemorações festivas alusivas o vigésimo sétimo aniversário.

A solenidade do 3º Festival de Interação Social de Santana do Piauí evento comemorativo, traz como tema “Santana do Piauí: Nosso maior presente é o futuro” e tem como objetivo celebrar o 27º aniversário de emancipação política. Marcada pelo hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional, ocasião prestigiada por alunos das escolas da Rede Municipal de Educação, autoridades políticas e a população em geral.

A prefeita Maria José em pronunciamento saudou o público, o presidente da Câmara, o vereador Antônio de Hercília, demais vereadores, secretários do município, educadores, alunos, familiares do saudoso vereador Eurípedes Borges e a população em geral. Durante discurso agradeceu a Deus pela oportunidade de compartilhar e comemorar o aniversário do município.

“Manifesto aqui uma prece de louvor e gratidão a Deus pelo dom precioso de vive-lo, diante de tudo que foi celebrado. Meus amados santanenses externo orgulho a alegria de celebrar mais uma vez esse aniversário em nosso município. Como gestora pública, digo que por nada trocaria esta cidade. Ressalto aqui meu desejo incansável de trabalhar para fazer de nossa cidade um lugar cada vez mais digno e acolhedor para todos nós e para todos aqueles que aqui chegaram”, discursou.

“Celebrar 27 anos será para nós uma oportunidade singular para festejar, agradecer e louvar por fazermos parte de tão grandiosa história. Quero agradecer todo esforço e apoio dos nossos vereadores, dos nossos secretários e suas equipes. Tenho acompanhado o trabalho de cada um e devo dizer que é muito satisfatório perceber a dedicação, o empenho, o comprometimento e a responsabilidade assumida por cada um que é construída a partir do diálogo e respeito para com o povo santanense”, destacou.

Publicidade

O cerimonialista, professor Vitor Leal, explicou o significado das cores da bandeira santanense e a expressão da logomarca.

“Os arcos semi-abertos em tonalidades verde neon, verde-cana, verde bandeira e verde musgo destacam a tropicalidade do município e a abertura de florescimento ao novo desenvolvimento das modalidades da população santanense. Os círculos, o movimento exponencial de inovação que Santana do Piauí tem conquistado e prospera cada dia em prol  de métricas contemporâneas para um futuro melhor para todos. A logomarca de Santana como sustentáculo da base no degradê do verde apoiando o vinte e sete que é estilizado com personalização. O dois representa alegria, serenidade e segura o sete que é levemente inclinado em duas tonalidades, assim como os anos e emancipação política, mostrando a força de trabalho e coragem do povo santanense. A sincronia do logotipo caracterizas a maestria de uma gestão inovadora e de crescimento revolucionário onde as habilidades e capacidades das pessoas são resultados conjuntos que aparecem juntos e as conquistas celebram com alegria, ousadia e entusiasmo por uma Santana melhor para todos”, descreveu o cerimonialista explicando detalhes da logomarca.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio de Hercília, participou da abertura das comemorações de aniversário avaliou dizendo que a gestão está no caminho certo.

“O momento é bom e é uma expectativa muito boa. A minha avaliação desse momento é muito boa para nós que trabalhamos para o município. Estamos no caminho certo, trabalhando e buscando o melhor para o povo de Santana. Minha avaliação é muito positiva e estamos muito otimistas com as festividades de Santana do Piauí”, disse o presidente da Câmara.

Manoel Messias de Moura Campos, 12 anos, estudante da 6ª série da Escola Municipal Severo Maria Eulálio, homenageou o saudoso vereador Eurípedes Borges que foi um dos pioneiros a enviar requerimentos, nos anos 60, para o governo estadual, visando criar o município de São Sebastião, atualmente Santana do Piauí, ao mesmo tempo, procurando implantar melhorias no município.

O estudante em entrevista a equipe de reportagem do Cidades Na Net destacou a gratidão e o prazer de prestar as singelas homenagens.

Publicidade

“É com muita alegria que faço essas homenagem e é para o povo saber que foi Eurípedes que colocou tudo isso que temos hoje em Santana. É um sentimento de muita gratidão por ele e por termos o sangue de santanenses”, declarou.

“Estou levando comigo muita gratidão porque ele era perseverante. Quando o povo perdia ele ia atrás. Avalio com nota 10. A prefeita Maria José mandou ver e superou as expectativas”, acrescentou o estudante.

A irmã, Ana Tereza, diretora do Instituto Monsenhor Hipólito, também discursou durante o evento solene e reforçou o valor da história de um povo e de uma cidade.

“ A história de um povo não se apaga. A história de um povo é reconstruída e atualizada. O que faz permanecer firme e com esperança é o grupo gestor juntamente com a geração do momento que sonha, acredita e faz acontecer o necessário para gerações futuras”, destacou recomendando e incentivando a gestão municipal a continuar desempenhado o trabalho em prol do bem da população santanense.

Estiveram presentes na ocasião os alunos das escolas do município. As escolas são: Tia Lourdes, Pascoal Borges, Severo Maria Eulálio, Ferreira Santos Brito, Armínio Monteiro de Moura, Josefa Maria, Antônio Mariano da Cunha, Joaquim Borges de Oliveira, Mariano André de Barros.

Na solenidade cívica de abertura das festividades que celebram 27 anos da cidade de Santana do Piauí, estiveram presentes além da prefeita Maria José, a irmã Ana Tereza; o líder político Neli Borges; os vereadores: Antônio Joaquim, Clarete Rabelo, Erisvaldo Batista, Raimundo Honorato, Ricardo Francisco, Vinicius, Egivan Miguel, João de Deus, juntamente com o secretariado que compõem a administração: José Leal (Obras), Tarciana Bernardes (Sec. Desenv. Social), Netinho (Agricultura), Maria Inês (Educação), Hernando Leal (Diretor do Depto. Esportes), Francisco José de Carvalho (Saúde), Nayara Holanda (Sec. Administração), Aurino Rodrigues (Finanças) e o procurador do município Levi.

-Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS