Connect with us

DESTAQUES

SÃO JULIÃO | Barragem Emparedado transborda; veja imagens aéreas e vídeo do local

Publicado

em

A Barragem Emparedado, na localidade de mesmo nome, situada a 08 quilômetros da sede do município de São Julião, atingiu sua capacidade máxima e transbordou neste sábado (23), a última vez que este fenômeno aconteceu foi em 2020. Para se ter uma ideia, a parede da represa, possui 10 (dez) metros de altura.

No último boletim hidrometeorológico divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí- SEMAR, do dia 21 de abril, já apontava que a Barragem de Emparedado havia atingido 100% da sua capacidade.

A grande cheia do reservatório se deu em virtude da forte chuva que caiu em São Julião no sábado (23), fazendo ela “sangrar”, isso chamou a atenção de muitas pessoas do município, algumas registraram nas redes sociais o grande volume de água, outras aproveitaram para tomar banho.

O reservatório tem uma grande importância no desenvolvimento de São Julião, isto porque por muitos anos a fonte de abastecimento dos sãojuliãoenses, antes da construção da Adutora da barragem de Piaus.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2022-04-25-at-11.02.27-1024x576.jpeg

Entenda o grande volume de chuvas

O climatologista Werton Costa explica os motivos do grande volume de chuvas registrados nesta região e no Piauí como um todo no último fim de semana. “Boa parte das chuvas mais intensas que caíram no estado do Piauí nos últimos se deve a atuação da combinação de diferentes fatores: uma frente fria que se formou sobre a Bahia despejando uma boa quantidade de umidade no sul do estado e gerando pancadas de chuva bem volumosas. O outro fator é a umidade do Atlântico do nosso litoral com a Zona de Convergência Intertropical que é o sistema que carrega umidade do mar para o interior do continente estava bem ativa no nosso litoral. Então a conjugação de fatores, frente fria e Zona de Convergência Intertropical fez com os volumes fossem mais expressivos na última semana”.  

Werton acrescenta que o mês de abril marca a finalização da quadra chuvosa, ela é composta pelos meses de janeiro, fevereiro, março e abril que é quando há a maior concentração de chuvas que cai no Piauí.

“Após a quadra chuvosa, nós temos o cenário pós estacional, ou seja, o mês de maio. Isso significa uma mudança brutal no cenário climático e meteorológico com a redução da cobertura de nuvens no céu. Menos nuvens no céu, significa que vai entrar mais luminosidade solar e consequentemente mais calor, a quantidade de chuvas também reduz, então a chuva que vai cair em maio, ocorre de maneira pontual, localizada e com pequenos volumes. É aquela chuva rápida que molha a terra, mas não chega a ser representativa para um reservatório”, destaca Werton Costa.

Publicidade

O climatologista ainda pontua que a linha de concentração da chuva nos próximos meses irá se projetar cada vez mais para o norte do Piauí e menos para o sul, portanto, os municípios localizados mais ao sul vão adquirir mais características de estiagem com mais luminosidade, mais calor e mais evapotranspiração.

Facebook

MAIS ACESSADAS