Connect with us

DESTAQUES

SÃO JULIÃO | Gestão de Dr. Jonas mantém tradição e realiza pelo 3º ano Desfile Cívico de 07 de setembro

Publicado

em

Os 197 anos de Independência do Brasil foram comemorados na cidade da cal, do cobre e dos sonhos – São Julião, com um grande desfile cívico, realizado pela Prefeitura Municipal, que tem à frente o médico prefeito Dr. Jonas Alencar, através da Secretaria de Educação, neste domingo, 8 de setembro.


Veja álbum completo: FOTOS | Em São Julião, Desfile Cívico comemora os 197 anos da Independência do Brasil


Em sua terceira edição, um dos maiores eventos do calendário municipal, foi formado por mais de 18 pelotões, com a participação de milhares de pessoas, cerca de 1500 alunos e pais de alunos das sete escolas públicas municipais da sede e zona rural e de representantes de quatro pré- escolas municipais, além da participação no Desfile da banda Marcial da Escola Padre Luiz Gonzaga, de Araripina– PE , de maçons da Loja Maçônica Cesário Ribeiro Leal e de outras Maçonarias, além de pelotões de diversas secretarias e uma frota de veículos adquiridos pela gestão “O Povo em 1º Lugar”.

O desfile teve início às 8h, com concentração e saída do antigo Posto de Saúde, e seguiu pelas Ruas do Progresso e Franco Pereira, passando pelas praças, Nossa Senhora da Conceição e Leopoldino Rocha no centro da cidade, onde aconteceu o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal e seguiu com apresentações dos pelotões, no calçadão em frente à sede do poder Executivo Municipal.

O Desfile abordou diversas temáticas. O 1º pelotão exaltou a história do povo de São Julião, trouxe a bandeira do município e exaltou seu povo, suas lutas e dignidade. O 2º pelotão exaltou as riquezas ambientais do Brasil, chamando atenção para as queimadas, o desmatamento e o cuidado com o planeta.

O 3º pelotão conduziu o pavilhão nacional, com representação das bandeiras do Brasil, do Piauí e do município. Em seguida uma faixa da Secretaria Municipal de Educação, representou as escolas municipais de 1º ao 9º ano.

Publicidade

Outro pelotão trouxe ao público presente, a apresentação da Fanfarra de Araripina – PE, que vieram voluntariamente ao desfile. Crianças de diversas idades representaram os esportes olímpicos, houve demonstração também do Judô e o Balé.

Outro pelotão apresentou as escolas de educação infantil que narraram os contos e fabulas que permeiam o imaginário popular das crianças. Um dos projetos destaques da educação apresentados no Desfile foi a Sacola Viajante, implantado nas escolas para desenvolver a leitura, a escrita, interpretação de textos e formar campeões de leitura.

Um cartaz com o resultado do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – o IEGM, divulgado pelo TCE, chamou atenção da população que assistia atentamente ao desfile cívico. São Julião recebeu notas ‘muito efetiva’ na saúde e na educação e ‘efetiva’ na gestão fiscal.

Entre as diversas temáticas, foram abordados, a importância da leitura, homenagens, futebol, civismo e família.

A secretaria de Assistência Social, também apresentou suas ações e conquistas, apresentou as campanhas realizadas e fechou o seu desfile com um grande número de idosos que demonstraram um pouco das aulas de Capoterapia, que são ofertadas pela pasta, na sede do município e no Povoado Mandacaru.

A Secretaria Municipal de Cultura relembrou a dança de São Gonçalo e ainda trouxe personagens do nosso folclore que é rico.

Já a Secretaria Municipal de Saúde, apresentou todos os seus profissionais, programas e ações desenvolvidas na rede de saúde do município.

Entre as conquistas, a equipe trouxe ao Desfile, a frota de veículos que foram adquiridos pela gestão e que estão à disposição da população.

A secretaria municipal de Esportes, comandada pelo secretário Josean Pereira, mostrou suas principais ações desenvolvidas nestes meses de gestão.

Para fechar, houve o Desfile das Lojas Maçônicas da região.

Publicidade

_Presenças e avaliação:

O prefeito Jonas Alencar Bezerra, o Dr. Jonas – (PSB), juntamente com a primeira dama e secretaria de Assistência Social, Késsia Ramos apoiaram, organizaram e deram todo suporte necessário para a realização do Desfile Cívico do 7 de setembro.

Em entrevista ele agradeceu a todos que participaram do ato cívico. “Primeiramente agradeço a Deus por mais essa conquista realizada na nossa cidade, esse momento é somente de agradecimento. Obrigado aos diretores e coordenadores das escolas e a todos os participantes, a população, a secretária de educação, a população de São Julião, a todos que contribuíram para que isso acontecesse” disse ele.

Dr. Jonas falou mais sobre o desfile. “Com este evento, a Prefeitura visa resgatar o compromisso e a importância dos valores cívicos que fazem parte da história do Brasil e da garantia da cidadania de todos, com o propósito de promover a cultura e preservar o patrimônio da nação brasileira, mostrando também os valores da nossa querida e histórica cidade de São Julião”, disse.

Em entrevista concedida ao Portal Cidades Na Net, o estudante Heitor Cavalcante, que estuda na Escola Severiano José de Sousa Lima, na sede, relatou seu sentimento. “Me sinto muito feliz em ver e fazer parte do desfile junto aos meus colegas, foi bem organizado e vê as pessoas desfilando comemorando o 7 de setembro foi muito bom, sabemos que essa data é muito importante para o Brasil”, falou.

O deputado Estadual Severo Neto esteve presente e prestigiou o que para ele foi um grande desfile. “É a primeira vez que participo do desfile cívico em São Julião é um prazer e uma alegria muito grande participar dessa festividade que é importante para o Brasil, para o Piauí que foi fundamental para a Independência com o seu papel protuberante reconhecido nacionalmente, e é claro que foi um prazer rever os amigos. Sem dúvidas nenhuma foi um belo desfile, muito bem organizado com participação popular, com a participação da prefeitura foi excelente. Parabéns a meu amigo Dr. Jonas e toda sua equipe pelo convite e organização do evento”, disse.

O Dr. Wilson Martins, ex-governador do Estado do Piauí, também foi outra liderança estadual que esteve presente. Para ele foi altamente positivo a realização do desfile que celebra o 7 de setembro. “Foi uma grande festa, um exemplo cívico e que nos faz lembrar do passado quando eu era muito jovem e estudava em colégio municipal da minha querida Santa Cruz do Piauí. Vê crianças animadas bem trajadas e que ao longo do desfile se portaram com um sentimento muito grande de brasilidade e isso aconteceu em todos os segmentos da Educação aqui de São Julião inclusive com a participação da Loja Maçônica, mas também com a participação da sociedade de todas as idades. Eu fiquei muito feliz pela oportunidade de participar desse evento a convite do nosso querido prefeito Dr. Jonas, e a avaliação é altamente positiva sem sombra de dúvidas, é uma grande festa cívica e patriótica” relatou.

Publicidade

A última entrevistada foi à secretária de educação, Claudete Alencar, que falou que o sentimento é de gratidão. “O sentimento é de agradecimento. Agradecimento a Deus, agradecimento a minha rede municipal de ensino que deu um show em São Julião. Quero agradecer aos pais, merendeiras, zeladores, vigias, professores, aos motoristas dos ônibus. Quero agradecer ao prefeito Dr. Jonas Bezerra que não mede esforços mesmo com uma crise financeira monstruosa que assola os municípios brasileiros, por ele ter essa coragem e desprendimento de trazer pra ao povo, o espírito cívico, a cultura e o respeito pelos nossos alunos e pelo povo de São Julião. Tudo isso nós fazemos buscando aumentar a autoestima e promover a dignidade do povo de São Julião. Eu quero agradecer a todos que participaram e dizer que foi uma festa lindíssima”.

Claudete falou sobre o desfile. “O desfile trouxe como pano de fundo a problemática do meio ambiente que está em voga tendo em vista as queimadas na nossa região, no Amazonas e em toda a região norte, nordeste e centro oeste do Brasil, então todas essas temáticas foram tratadas no desfile que trouxe os índios, o desmatamento, a poluição dos rios, o fim dos programas. Tantas outras coisas estão sendo extintas, e isso nos preocupa muito e as escolas onde se encontra a comunidade, as cabeças pensantes então nos reunimos e optamos por colocar exatamente o tema do meio ambiente como carro chefe. Dentro disto trouxemos todos os trabalhos desenvolvidos na secretaria de Educação, Saúde, Cultura, Assistência Social, programas, projetos e o nosso dia a dia como a prefeitura, o setor fiscal, financeiro com o salário em dias, tivemos a grande alegria de receber os parabéns do Tribunal de Contas do Estado com a gestão muito efetiva na Saúde e Educação e uma gestão efetiva no setor fiscal, isso mostra o nosso trabalho e o nosso respeito pelo povo do São Julião”, relata.

Além das autoridades já citadas acima, também estiveram prestigiando o Desfile Cívico o vice-prefeito, Sodson Rocha e sua esposa, a secretária de Cultura Welyda Ramos; o presidente da Câmara dos Vereadores, João Neto; os vereadores Chico Neto, Antônia do Leu, Acelino da Regina, Gracieuda, Professor Neto e Tarcilo Rocha; a secretária de Administração, Planejamento, Gestão e Finanças, Conceição de Maria; secretário de Esportes, Josean Pereira; secretário de Obras, Carol Rocha; subsecretário de Saúde, Severiano Gomes; o delegado do GPM local Xavier, o ex- prefeitos Ota Bezerra, Carlão, Dr. Edilberto Luz, além de diretores de escolas, coordenadores, secretários, professores, servidores diversos da educação, equipe técnica da secretaria, pais e alunos.


MATÉRIAS RELACIONADAS: 

– Gestão de Dr. Jonas realiza o maior Desfile Cívico de 7 de setembro da história de São Julião; veja fotos e vídeo!

– Em São Julião, gestão de Dr. Jonas promove pelo 2º ano consecutivo desfile cívico de 07 de setembro; fotos

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS