Connect with us

DESTAQUES

Saúde de Jaicós vacina mais de 400 pessoas com a segunda dose contra a Covid-19

Publicado

em

O município de Jaicós atingiu a meta de vacinar com a primeira dose contra a Covid-19 a sua população adulta. Agora, a Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando com foco na ministração de 2ª dose, garantindo a imunização completa desse público.

Nestas terça e quarta (22), a Secretaria de Saúde atende o público que recebeu a primeira no mês de junho, e registrou um número recorde de aplicação de segunda dose, tendo vacinado mais de 400 pessoas, em apenas 24 horas.

Para a Coordenadora de imunização Rakel Monteiro, a aplicação de segunda dose nesse período é de suma importância, também por garantir a imunização completa de um grande público para o período do festejo, em que é registrada uma maior movimentação na cidade.

“Nós já estamos encerrando a etapa de primeira dose e conseguimos fazer um quantitativo significante. Realizamos 12.632 administrações da 1ª dose, 253 da Janssen, dose única, e contabilizamos no total, entre 1ª e 2ª, 19.441. A partir de agora vamos dar sequência fazendo a segunda dose, para completar o esquema vacinal. Ontem conseguimos aplicar 459 doses ” disse.

Rakel informou que na próxima semana, além da ministração de segunda dose, também serão atendidos os retardatários. Um cronograma será divulgado em breve. “Haverá o feriado devido as festividades, mas na próxima semana vamos dar continuidade, e colocarei um Dia D para os retardatários de 1ª dose”.

A enfermeira lamentou o fato de muitas pessoas ainda não terem sido atendidas, por recusa a vacina. “Ainda temos os retardatários, que não tomaram, inclusive, a 1 ª dose. É algo que nos entristece, pois desde janeiro estamos realizando a vacinação e com muita dificuldade, fizemos um planejamento, trabalhávamos com escassez, priorizando grupos e faixa etárias, mas mesmo assim, até esse momento, existem pessoas que se recusaram a tomar a vacina”.

Publicidade

Sobre o atendimento ao público adolescente de 12 a 17 anos, Rakel informou que Jaicós aguarda uma nova decisão, para que o mesmo possa ser retomado por completo. No momento, estão sendo imunizados apenas os adolescentes que possuem comorbidades.

Mas, conforme a coordenadora , o município já vacinou 90% do público adolescente, tendo sido ministradas 1036 doses.

No total, Jaicós registra 66,12% da população vacinada com a primeira dose e 35,64% com o esquema vacinal completo.

Facebook

MAIS ACESSADAS