Connect with us

DESTAQUES

Saúde de Picos lança projeto “Crescer Saudável” no combate à obesidade infantil

Publicado

em

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (05), na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, o lançamento do projeto “Crescer Saudável”, que faz parte do Programa Saúde na Escola – PSE, cujo objetivo é combater a obesidade infantil dentro e fora das escolas.

O programa é destinado a crianças menores de 10 anos de idade, o que compreende 60 escolas do município. “O objetivo desse programa é justamente a gente trabalhar com crianças menores de 10 anos de idade nas escolas municipais de Picos, objetivando a redução da obesidade infantil. Nosso trabalho é ir atrás dessas crianças e identificar aquelas que estão com sobrepeso ou obesidade e, a partir daí, a gente entrar com intervenções com a equipe de saúde para a redução desse peso. Também levar informações para conscientizar essas crianças e suas famílias, para que no futuro sejam adultos saudáveis. É um trabalho de promoção de saúde, de prevenção de doenças e agravos”, relatou a coordenadora do PSE, Iane Borges.

O projeto visa ensinar as crianças maneiras de alimentação não apenas dentro das escolas, onde já são acompanhadas por nutricionistas, mas, também, em suas residências. Iane relata ainda que o índice de obesidade aumentou na cidade de Picos no meio infantil.

“Não adianta focarmos nas crianças se dentro de casa a alimentação não é saudável, se ela como frituras o tempo todo ou produtos industrializados. Então, nosso desejo é juntar as famílias a nós nesse combate, para que elas estejam de perto orientando essas crianças a terem hábitos de alimentação saudáveis e pratiquem atividades físicas para evitar a vida sedentária. O índice do ano passado para cá aumentou e acredito que no Brasil também, pois esse projeto foi lançado pelo próprio Ministério da Saúde que deve ter visto esse aumento e a necessidade de se trabalhar essa prevenção à obesidade. Nós, do PSE, trabalhamos com a avaliação antropométrica, que é a avaliação de peso, altura para, a partir daí, fazemos o Índice de Massa Corpórea, a fim de sabermos se a criança está obesa ou desnutrida e que direção devemos tomar para cuidar da saúde desses alunos”, detalhou.

O secretário de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, explicou que o projeto é importante não apenas para as crianças, mas para a própria secretaria, que tem buscado aperfeiçoar seu trabalho para todos os públicos que atende.

Publicidade

“A obesidade é um dos grandes problemas que a sociedade tem enfrentado, principalmente nas crianças. E esse projeto visa atender a esse público. Estamos trabalhando com mais de 3.000 crianças dentro desse projeto. É algo de suma importância, pois estamos, além de disponibilizarmos alimentação saudável para este público, estamos conscientizando-o sobre a necessidade no cuidado com o que se come. Temos procurado a cada dia melhorar nosso atendimento em todos os públicos”, pontuou.

O prefeito municipal de Picos, Padre Walmir Lima, parabenizou a Secretaria de Saúde pela iniciativa e declarou ser este um projeto que atuará não apenas momentaneamente, mas que tem efeitos a curto, médio e longo prazo, principalmente.

“A gente fica feliz por lançar esse programa. Temos acompanhado, não somente em Picos, mas em outras cidades, que têm aumentado os números de hipertensão, infartos, diabetes e outras doenças e, a maioria, se dá por conta da má alimentação. Não sabemos nos alimentar, não temos essa cultura. E a Saúde, em parceria com a Educação, por meio do ‘Crescer Saudável’, vêm trabalhando as crianças e a intenção é que se atinja não a curto prazo, mas a longo prazo, fazendo com que essas crianças se preparem para um futuro mais saudável, que possam viver com qualidade de vida. Parabenizo a equipe da Saúde por terem buscado esse programa para a cidade. É investir hoje para não ter que gastarmos muito mais no futuro”, afirmou.

Após as falas das autoridades, foi oferecido um café da manhã e um momento de alongamento com as pessoas presentes, por uma professora de educação física da rede municipal de ensino.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS