Connect with us

DESTAQUES

Saúde de Picos realiza campanha de Combate à Tuberculose

Publicado

em

Nesta sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na Praça Josino Ferreira, durante toda a manhã, uma ação de conscientização e prevenção de Combate à tuberculose, em alusão à data que é comemorada mundialmente no dia 24 de março.

A ação contou com a entrega de panfletos e examinação de pessoas. A coordenadora do Programa contra a Tuberculose em Picos, Layla Luz, disse ao Cidadesnanet, que o intuito da campanha é buscar pessoas que sofram com sintomas da doença para que elas possam ser analisadas e tratadas o mais rápido possível.

“Nós iniciamos esta campanha e estamos com vários profissionais da saúde e estudantes que estão nos dando apoio hoje aqui na barraca e circulando pelo centro da cidade com o intuito de buscarmos pessoas com essa sintomática respiratória. O sinal de alerta é quando a tosse persiste por mais de três semanas, mas estamos apresentando a toda à população todos os sinais da doença”, esclareceu ela.

Layla Luz

Layla Luz disse ainda que em Picos já foram identificados 8 casos confirmados de tuberculose, sendo 6 da forma pulmonar – que é a forma transmissível da doença, e dois casos extrapulmonares.

“Então nós temos que realizar sempre essas campanhas que é para estarmos identificando os possíveis casos da doença e buscando tratamento, pois é preciso nós quebrarmos essa cadeia de transmissão em nosso município. Vale lembrar que, a partir do momento em que o paciente é diagnosticado precocemente com tuberculose, nós estamos evitando que outras pessoas venham a adoecer. E isso se dá pelo fato de que a partir do momento em que ele inicia o tratamento, com 15 dias ele não transmite mais a doença”, ressaltou Layla Luz.

Publicidade

Em uma hora de campanha, 300 pessoas foram atingidas através da panfletagem. Até às 10h da manhã, 17 pessoas já haviam sido analisadas clinicamente e aconselhadas a realizarem exames mais profundos para descobrir se realmente elas possuem a doença. Após identificação real da doença, a pessoa passa a fazer o tratamento adequado para que, assim, não corra risco de morte e nem de transmitir a doença a outras pessoas.

A doença pode afetar qualquer pessoa, principalmente quem está com a imunidade baixa. É transmitida pelas vias aéreas ao tossir ou espirrar. Os sintomas compreendem também febre vespertina, sudorese noturna, falta de apetite e perca de peso.

“Então indicamos que quem estiver com sintomas de tuberculose procure o PAM, que fica localizado no bairro Catavento, na Rua Citonho Dantas, por trás do prédio que fica ao lado direito da AABB”, concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS