Connect with us

Acauã

Saúde de Picos realiza encontro para discutir novo sistema de regulação de exames

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos realizou na tarde desta quarta-feira (26) um encontro com os gestores e servidores da área de várias cidades da microrregião para explicar o novo sistema de regulação de exames para os pacientes do Sistema Único de Saúde.

Para a coordenadora da Comissão Intergestora Regional e Secretária de Saúde do Município de Vera Mendes, Gardênia Oliveira, a expectativa é que o novo sistema facilite a vida dos gestores e servidores da área de regulação de exames.

“Viemos como o objetivo de que esse novo sistema nos traga benefícios tanto para Picos como para todos os municípios ligados a ele. Esse sistema vai facilitar nosso trabalho com a agilidade em relatórios que, porventura possamos precisar, e em outra oportunidade teríamos que pedir a Teresina. Vai nos auxiliar mostrando as vagas disponíveis e que tipos de especialidades estarão sendo oferecidas para nossos usuários, porque esse que atualmente utilizamos, nós não sabemos quem foi realizar o exame e nem que vagas disponíveis ainda temos”, disse ela.

O secretário de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, relata que serão inúmeras as mudanças na regulação dos exames a partir da próxima semana, especialmente no que se refere à transparência.

“São várias as mudanças. Em primeiro lugar, a transparência, pois quando alguém for marcar um exame e não tiver vaga, ela entra para uma fila, e lá poderá acompanhar sua posição para que ninguém passe à sua frente. Até dezembro queremos que a marcação, que vai ficar pré-agendada, seja comunicada ao paciente, através de uma mensagem no dia anterior, para avisar do exame. Outras muitas inconsistências que aconteciam no gerador em Teresina, agora poderemos resolver diretamente aqui em Picos”, explicou.

Publicidade

Ele afirmou que o sistema de informática que será utilizado é um dos mais avançados que o estado possui e que vai beneficiar, além de Picos e os mais de 40 municípios da região, cidades dos Vales do Canindé e Sambito.

“Estamos utilizando um sistema de informática avançado, onde procuramos dar mais transparência e segurança para quem marca o exame e precisamos conversar com esses gestores para passar as informações necessárias, a fim de que eles tomem ciência de tudo, se capacitem com nossos técnicos que estão instalando os programas, e nós procuremos, juntos, dar uma saúde de qualidade, uma oferta melhor para as cidades vizinhas e também para os usuários do SUS aqui de Picos. São mais de 40 municípios envolvidos, isso no Vale do Guaribas, mas existem outros territórios que referenciam aqui para Picos e outros municípios que virão da região do Vale do Sambito e do Canindé”, pontuou.

O responsável pela implantação do sistema em Picos, Sérgio Rodrigues, explica que Picos não é a pioneira no sistema. Ele afirma que várias cidades do interior, inclusive a capital, já aderiram ao programa.

“O sistema já funciona há algum tempo em vários municípios do PI, inclusive a capital, e ele vem para Picos trazendo o que há de mais moderno em termos de regulação, tanto no trato da oferta de serviço, ou seja, da demanda populacional, quanto dos recursos financeiros disponíveis. A ideia é de que a gente fortaleça a saúde do município, de forma que traga informações para uma melhor gestão dos envolvidos – prestadores de serviços e população. O grande objetivo é que a população seja melhor assistida, que a Secretaria tenha disponibilidade de informações para melhor gerir o atendimento para a população e melhorar esse atendimento. A prefeitura vai aplicar melhor os recursos, pois haverá um efetivo controle e acompanhamento da utilização dos recursos financeiros, para identificar áreas críticas da saúde”, declarou.

O sistema começará a ser implantado, aos poucos, a partir do dia 1º de julho, ou seja, na próxima segunda-feira.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS