Connect with us

Alagoinha do Piauí

Secretaria de Assistência Social de Alagoinha do Piauí promove o 4º Arraiá Social; veja fotos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Alagoinha do Piauí, promoveu na noite desta quarta-feira (17), na Churrascaria Cristóvão, o 4º Arraia Social. O evento é realizado pela SEMAS, através da Prefeitura na gestão do prefeito Jorismar Rocha. O objetivo do Arraiá em sua quarta edição é reunir o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, equipes do CRAS, autoridades locais e Conselho Tutelar.

O projeto visa também integrar a comemoração da festa junina, desenvolvendo o resgate social, exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, configurando-se como uma atividade intergeracional, onde os diversos grupos assistidos pela SEMAS têm a oportunidade de interagir uns com os outros, ou seja, a fase da infância interage com adolescentes e com a fase idosa.

O Arraiá teve apresentações culturais que envolveram os públicos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na oportunidade a coordenadora do SCFV, Nilda Sá, fez a abertura com a leitura de cordel  “Ações Sociais e Dinâmica” de autoria de Pâmela Rocha, Jociléia Carvalho e Nilda Sá. Após a leitura cordelista ocorreram as apresentações das quadrilhas.

Apresentações culturais

A primeira apresentação ficou a cargo das crianças com idade entre 03 a 06 anos que fazem parte do grupo Casinha de Brinquedos e trabalharam o tema “Espalha Brasa” sob coordenação da orientadora social Brícia Renata.

Publicidade

Após as crianças, foi a vez da segunda apresentação com o grupo de idosos Feliz Idade. A apresentação foi coordenada pela orientadora social Jociléia Carvalho com o tema “Arraiá Pisa na Fulô”.

Na sequência das apresentações, foi a vez do grupo Espaço Conviver com crianças de 06 a 14 anos. O grupo foi coordenado pela orientadora Pâmela Rocha com o tema “Arraiá Paixão Matuta”.

A quarta e última quadrilha junina ficou sob orientação também de Jociléia Carvalho. O tema “Quadrilha Maluca” foi apresentada por jovens de 15 a 17 anos, do grupo Semeando Futuro.

Entrevistas

Participante do grupo de idosos Feliz Idade do SCFV, residente na sede do município, a senhora Rita Maria da Conceição, participou do IV Arraiá Social e afirmou  que as atividades são muito boas. A mesma elogiou toda a equipe.

“Estou muito feliz. Tenho imenso orgulho de participar das atividades do grupo. Adoro todas as festas que acontecem e sempre estou presente. Elas [a equipe] recebem a gente com muito amor e carinho. É só alegria e felicidade”, declarou Rita.

Adolescente com 15 anos de idade, Isadora Silva, que integra o SCFV, participante do Arraiá, em entrevista ao Cidades Na Net falou da importância da assistência social para o desenvolvimento da adolescência.

“É muito bom porque é uma forma de aproximar adolescentes um ao outro aqui de Alagoinha”, aponta.

Publicidade

A Assistência Social presta relevantes serviços para a sociedade através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), CRAS entre outros órgãos pertencentes a pasta que envolve crianças, adolescentes e idosos, onde o público acima citado pode usufruir de diversos benefícios como: acompanhamentos de passes livres e carteiras de idosos, benefícios de prestação continuada para portadores de necessidades especiais (BPC), acompanhamento psicológico entre outros.

Ananias Farias, coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social de Alagoinha do Piauí,  falou sobre o evento.

“Só temos a agradecer a todos os presentes pela participação e, em especial, a secretária Maria de Lourdes que sempre nos proporciona essas oportunidades de reunir todos os grupos, desde a infância, adolescentes, jovens e idosos. Hoje avalio como positivo a assistência. Graças a Deus tem desempenhado um papel fundamental porque estamos sempre disponíveis para ajudar a quem nos procura. O Serviço de Convivência atende desde crianças de 03 anos de idade até os idosos a partir dos 60 anos. Hoje foi um arraiá esplendido. Para nós é muita alegria e satisfação poder promover essa integração dos grupos. Parabenizo a secretária e toda a equipe do SCFV que preparou tudo isso e a todos que se empenham dia a dia para servir a população”, pontuou a coordenadora do CRAS.

Secretária Municipal de Assistência Social, Maria de Lourdes, afirmou que anualmente o Arraiá Social é realizado independente de data e que há uma diversidade de públicos que requer todo um preparativo. A gestora da pasta declarou que se sente muito feliz por ter uma equipe dedicada, responsável e competente e promove o bem-estar para o diversos públicos que utilizam dos serviços socioassistencias.

“Temos grupos de crianças com idade entre 0 e 06 anos, bem como os pré-adolescentes, os adolescentes e o grupo Feliz Idade com os idosos, onde cada grupo desse tem uma programação diferenciada com todo carinho e com seu devido cuidado. Fizemos as apresentações hoje e tenho um enorme sentimento de gratidão, principalmente por minha equipe porque é muito responsável e que trabalhou em cada detalhe dos preparativos. Posso afirmar que tenho uma equipe super competente e para mim é só gratidão”, disse.

Publicidade

A secretária falou um pouco da metodologia sobre os serviços ofertados durante o primeiro semestre de 2019.

“Temos sempre uma preocupação durante o decorrer do tempo e através disso trabalhamos em prol da sociedade. Nos serviços desenvolvidos temos diferentes púbicos como pessoas portadoras de necessidade especiais e assim procuramos atividades diferenciadas com oficinas que possam desenvolver o raciocínio e a criatividade, trabalhando o metabolismo. Temos oficinas que são realizadas mensalmente com os idosos, procurando trabalhar com eles e também os outros grupos em datas comemorativas alusivas de cada mês do ano. No caso das gestantes que são atendidas pelo CRAS, todo mês são agraciadas com entrega de kits, ou seja, o mini enxoval para aquelas que estão do oitavo para o nono mês de gestação”, ressaltou a secretária destacando ações da Assistência Social e elogiando a equipe pela organização do IV Arraiá Social.

Jociléia Carvalho, conhecida como Leinha, é orientadora social e trabalha no grupo Casinha de Brinquedos, no grupo de idosos Feliz Idade e no grupo de jovens de 15 a 17 anos intitulado como Semeando o Futuro. A orientadora descreve que o evento é de grande utilidade e um meio de valorizar as pessoas que são assistidas pela Assistência Social alagoinhense.

“Esse evento reúne crianças, idosos, jovens e familiares onde essas pessoas possam estar presentes desenvolvendo atividades saudáveis, criativas resgatando, valorizando e vivenciando nossa cultura nordestina que é o São João”, concluiu a orientadora social.

Para coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Nilda Sá, o Arraiá Junino é um momento muito especial na vida de cada família.

Publicidade

“O Serviço de Convivência tem com finalidade fortalecer os vínculos familiares e de modo geral promover integração social entre as pessoas. Estamos conseguindo atingir essa meta e por conta disso temos o sentimento de realização e produtividade. Temos uma equipe maravilhosa e supercompetente”, destacou.

Estiveram presentes, as secretárias: Maria de Lourdes (Assistência Social); Anatália Rocha (Educação) e Amélia Sá (Saúde), as assistentes sociais: Nilda Sá, Ananias Farias, Brícia Renata, Jociléia Carvalho, Pamela Rocha, Helena Nara, entre outros da equipe que compõem a Secretaria Municipal de Assistência Social; o vereador Luis Alves; a professora Valmira Sá; a professora e poetisa Fidélia Rocha, entre outros.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS