Connect with us

DESTAQUES

Secretaria de Educação de Jaicós promove formação pedagógica ‘O Arraiá da Leitura’

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Jaicós promoveu nesta sexta-feira, 09, a formação Pedagógica, ” ‘1ª Arraiá da Leitura”, com os professores na rede municipal de ensino.

A formação pedagógica aconteceu simultaneamente com os professores  divididos por módulos de ensino. O Ensino Fundamental I, ministrado pela coordenadora Ana Zita,  Fundamental II, pela coordenadora Valdevânia Rodrigues  Ensino Infantil, pela coordenadora Aparecida de Carvalho  e os com os professores da zona rural, ministrado pela coordenadora Rosângela Santana.

Com o tema o ‘Arraiá da Leitura’, cada sala  tinha um estande com  materiais  para professores trabalharem em sala todo voltado para o ritmo junino.

Durante o planeamento, foram realizas diversas oficinas, dentre elas,  uma dinâmica onde os professores puderam compartilhar as experiências vividas em sala, o que tem dado certo e que falta melhorar em relação ao projeto leitura que está sendo trabalhando em toda a rede de ensino.

A Secretária de Educação, Sônia  Ribeiro, ressaltou  que está sendo trabalhado desde o início do ano letivo  um projeto de leitura que tem por objetivo  explorar a leitura, tendo em  vista, o grande índice de  crianças com distorção idade-série, ou seja, crianças e adolescentes em  série avançada sem saber ler.  Enfatizando ainda que a formação pedagógica, “O Arria da leitura” vem reforçar de forma dinâmica o projeto  trabalhando novos métodos.

Publicidade

“Queremos acabar com esse índice negativo em Jaicós que é a distorção idade-série, então por conta disso escolhemos esse tema para trabalhar esse ano abordando a leitura, que está sendo focada  em todas as séries e disciplinas para assim alcançar  nosso objetivo  que é fazer com que todos os nossos alunos aprendam a ler e escrever até o terceiro ano. Então essa formação  o ‘ O arriá da leitura’  é mais um reforço, um incentivo para destacar a  importância da leitura que é fundamental para que exista  um bom desempenho e o desenvolvimento maior no processo ensino-aprendizagem, porque sem ler o aluno não é  capaz de fazer qualquer outra atividade, a leitura  é o foco, é a base, sem ela o aluno não consegue se  desenvolver e se sobressair em todas as disciplinas”, disse Sônia.

Sônia explicou  ainda  que cada oficina trabalhando foi planejada com o intuito de fortalecer e dar ênfase  ao ensino-aprendizagem. E  manifestou a satisfação de trabalhar com a rede de ensino da qual a mesma faz parte. “É gratificante para mim enquanto professora que sou, estar à frente da Secretaria, porque  sou apaixonada pela minha profissão de educadora ,  gosto de trabalhar com nossos docentes e fazemos esse trabalho em grupo, onde todos nós temos um objetivo comum que é fazer com que a educação de Jaicós saia da mesmice e avance significadamente, proporcionando ensino de qualidade e  que  nossos alunos  se tornem  ativos buscando a leitura que é a base de tudo” concluiu a gestora.

O arraiá da leitura encerrou com muita animação. Em um ambiente todo decorado com balões, bandeirolas e bonecos matutos,  os   professores,  coordenadores e toda equipe da Secretaria de Educação,  dançaram  quadrilha, e muitas outras músicas  típicas de São João. Foi montada ainda uma barraca de São João com muitas comidas típicas. O momento foi animado pelo sanfoneiro Chiquinho do Acordeon.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS