Connect with us

DESTAQUES

Secretaria de Educação realiza abertura do primeiro Encontro Pedagógico de 2018 em Jaicós

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Jaicós realizou na manhã desta quinta-feira, 15, na Creche Municipal Proinfância Carolina Lélis de Aragão “Dona Calú”, a abertura do I Encontro Pedagógico em preparação para o ano letivo de 2018. O Encontro Pedagógico contou a participação de diversas autoridades, professores, coordenadores, diretores e demais funcionários da Educação.

O evento que segue até esta sexta-feira, 16, tem como tema “A Leitura Parceira da Matemática”. O Encontro vai discutir, planejar e encaminhar coletivamente as ações pedagógicas e administrativas tendo em vista a organização das atividades escolares para o início do ano letivo e capacitar os professores para o desenvolvimento das atividades.

Na abertura, a secretária de Educação Sônia Ribeiro, incentivou os educadores a iniciarem o ano com comprometimento em busca de melhorar a educação no município. “Vamos começar com o pé direito, cabeça erguida, com comprometimento e boa vontade para que possamos realmente mudar a educação no nosso município. Ano passado trabalhamos bem, mas não foi o suficiente para obtermos o resultado desejado. Quem faz a educação do município somos nós e para que a mudança aconteça é preciso que haja compromisso, força de vontade e que nós coloquemos o trabalho acima de qualquer coisa” disse.

Falando sobre o tema escolhido para o encontro, a gestora ressaltou que desde o ano passado os encontros tem temáticas focadas na leitura, porque um entrave na educação municipal é a não alfabetização dos alunos. “Ano passado tivemos um tema que envolvia a leitura e este ano continuaremos nessa temática, porque o entrave na nossa educação está na não alfabetização dos nossos alunos. A leitura está em foco, porque é através dela e da aprendizagem que os nossos alunos irão decolar” ressaltou a secretária.

Sônia Ribeiro também anunciou que será implantado no município o projeto intitulado “Borboletas” , que tem o objetivo de alfabetizar todos os alunos não leitores da rede municipal, matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O projeto será implantado com a colaboração das professoras Ruthnéia Costa e Osana Morais. “Estamos implantando em Jaicós o projeto borboletas, e através dele, com a vontade de Deus, do gestor e de toda equipe da educacional, iremos revolucionar a educação em Jaicós, vamos mudar a história dessa cidade, porque essa é a nossa vontade” falou.

Presente durante o evento, em seu pronunciamento, o prefeito municipal Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), falou dos investimentos na área da educação realizados pela gestão “Uma Nova História”.  “Tenho feito muito, foram muitas ações em apenas um ano e dois meses de gestão. Já climatizamos várias escolas, total e parcialmente e temos mais climatizadores sendo instalados. Estamos comprando agora uma cozinha completa, no valor de 42 mil reais para as escolas Líria Alencar e Padre David; estarão chegando também kits escolares, com carteiras e mesas para as crianças; adquirimos 22 mil em brinquedos para as creches, compramos 11 xerocadoras, porque no passado eram todas alugadas. E digo, não quero ver nenhuma professor ou coordenador fazendo bingo ou algo do tipo pára comprar alguma coisa para as escolas, porque o que for preciso, nós iremos comprar, pois o dinheiro está aí, e é da educação, é do povo” disse o gestor, que ainda nunciou outras conquistas na área educacional.

Publicidade

Ogilvan Oliveira disse também que o objetivo é melhorar cada vez mais e que a gestão municipal e da educação está a disposição de todos. “A cada dia vamos tentando melhorar mais, adquirindo mais experiência. Cobrem do gestor, mas correspondam também. É preciso compromisso, vamos vestir a camisa da educação do nosso município. Contem com o prefeito Neném de Edite, com a secretária e os coordenadores. Estamos também em parceria com a presidente do SINTE e ela sabe do nosso interesso no diálogo. Nós não iremos acertar cem por cento, nem corresponder a todas as demandas de Jaicós, mas meu desejo é ver nossa cidade diferente” finalizou Neném de Edite.

Após os pronunciamentos, foi realizada uma palestra motivacional, ministrada pela psicóloga Jaqueline Arraif Neto, em seguida, a apresentação da Campanha da Fraternidade 2018, com o Tema: Fraternidade e a Superação da Violência. Dando sequência, foram ministradas mais duas palestras, com o Fonoaudiólogo Manoel de Sousa Carvalho Neto e a professora Ruthnéia Vieira Lima.

A programação teve continuidade á tarde com apresentação dos Projetos e produções de recursos pedagógicos. O encontro segue nesta sexta-feira (16), a partir das 8h, com a continuação das Produções dos Recursos Pedagógicos. No período da tarde, acontece a  Formação do PNAIC e o Encerramento do encontro.

As aulas no município terão início nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, quando mais de 3 mil alunos retornarão para a sala de aula.

Fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS