Connect with us

DESTAQUES

Secretaria de Saúde do Piauí pede à Anvisa urgência na autorização da vacinação contra Covid-19 de crianças

Publicado

em

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) encaminhou à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) um ofício pedindo urgência na autorização da vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos no Brasil. O documento foi enviado ao órgão nacional nesta quinta-feira (4).

A secretaria argumentou no ofício que vários países já aprovaram o início da imunização contra a doença desta faixa etária. Na terça-feira (2), por exemplo, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), sigla em inglês), órgão de saúde dos Estados Unidos, aprovou a aplicação da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

A secretaria pediu a utilização da vacina da Pfizer/BioNTech em pessoas desta faixa etária. Isso porque a empresa divulgou, em outubro deste ano, um estudo considera o imunizante seguro e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos.

O Piauí possui 329.512 crianças de 5 a 11 anos. Segundo o secretário de saúde, Florentino Neto, o estado tem condições técnicas de iniciar a vacinação dessas pessoas, desde que a Anvisa libere a imunização.

“Será um passo importante para o controle da pandemia, principalmente, agora, com a volta as aulas de milhares de crianças nessa faixa etária”, afirmou o gestor.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Publicidade

Na quarta-feira (3), o governador de São Paulo João Doria (PSDB) também comunicou que iria enviar um pedido de autorização para imunizar crianças à Anvisa. Entretanto, segundo o órgão de saúde, pedido de inclusão de um novo grupo no público-alvo dos imunizantes contra a doença “deve ser feito pelo laboratório farmacêutico responsável pela vacina”, não por governos (leia a nota abaixo).

O que diz a Anvisa

Anvisa — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Anvisa — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em nota, a agência informou que, “até o presente momento, não há pedido submetido na Anvisa para incluir crianças menores de 12 anos no público-alvo das vacinas contra à Covid 19, autorizadas pela Agência. A solicitação para a inclusão de uma nova indicação de faixa etária na bula de uma vacina depende de protocolo a ser realizado pela empresa/instituição detentora do registro ou da autorização de uso emergencial, com a apresentação de dados clínicos e científicos que sustentem a segurança e eficácia da vacina para o público infantil”.

Segundo a agência, ela “somente pode aprovar novas indicações de qualquer medicamento ou vacina diante da apresentação de dados técnicos sólidos e mediante um pedido objetivo dos desenvolvedores de cada vacina”.

A nota diz ainda que a Pfizer ainda não solicitou a inclusão da faixa etária de 5 a 11 anos na bula de sua vacina contra Covid à agência reguladora. “Até o momento, o único pedido de aprovação de vacina Covid para menores de 12 anos recebido pela Anvisa foi para a vacina Coronavac. Este pedido já foi analisado e negado, tendo em consideração as limitações dos dados apresentados à época e discutidos em reunião pública da Anvisa.”

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS