Connect with us

Belém do Piauí

Secretário de Segurança participa de audiência pública em Jaicós e anuncia medidas

Publicado

em

Municípios da região de Jaicós voltaram a discutir sobre segurança pública nesta sexta-feira, 04, em uma nova audiência realizada na Câmara Municipal, com a participação do secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, coronel Rubens Pereira, e do subcomandante da PM no Piauí, da representante do Ministério Público, a promotora Ednólia Evangelista, prefeitos e outras autoridades, e a sociedade.

Na ocasião, a Secretaria de Segurança apresentou números de um relatório que mostra o crescimento na criminalidade nos oitos municípios da região – Jaicós, Patos do Piauí, Massapê, Belém, Padre Marcos, Francisco Macedo, Campo Grande e Vila Nova do Piauí. De acordo com dados divulgados, os crimes de estelionato, por exemplo, no ano de 2016 foram registrados 19 casos, e em 2017, 32 casos, um aumento de 68,42%. Os crimes de estupros, de 2016 para 2017, houve um aumento de 132%, saindo de 6 para 14 casos. No total geral na região, o acumulado para todas as infrações foi de 2,74%, saindo de 403 casos em 2016, para 414 no ano de 2017. Em Jaicós, o total geral de infrações aumentou de 173 casos para 222 casos, o que corresponde a 28,32%.

Preocupados com o aumento na criminalidade, representantes dos municípios reivindicaram melhorias para a segurança pública na região. Dentre as principais cobranças, o aumento no efetivo policial e a destinação de viaturas para os municípios.

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), destacou a importância de aumentar o efetivo policial na 3ª Companhia de Polícia Militar e solicitou que os novos soldados sejam destinados para Jaicós, e que o quadro atual seja mantido.

O gestor ainda elogiou o trabalho das polícias e lamentou que a população tenha criticado. “Tá todo mundo clamando por causa do banco, cobrando dos políticos. O problema do banco foi causado por falta de segurança, e quando o Estado faz a sua parte e reforça o policiamento, a mesma sociedade acham ruim e querem que a gente interfira para irem embora. Não podemos passar por cima da ordem do secretário de Segurança, do comandante da Polícia Militar. É louvável o trabalho da polícia. O que não se pode é aceitar abusos”, disse, fazendo um apelo. “A sociedade deve cobrar quando estiver errado, mas, também, dar o apoio quando estiver correto”, pontuou.

Publicidade

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar (PSB), destacou a importância da audiência. “Essa audiência é muito importante, tanto para tratar sobre as demandas dos municípios, como também, sobre a reabertura do Banco do Brasil de Jaicós. Precisa investir em segurança. Os números que foram apresentados aqui mostram isso”, disse. Na oportunidade, o gestor solicitou a reforma do Grupamento da PM em Padre Marcos e mais uma viatura para o município. “Temos dois carros, um Pálio e um Gol, que não tem condições de atender as ocorrências, principalmente no interior. Nós temos localidades como Pé do Morro, Canto Alegre, Luzia, Queimada, Feijão Brabo, que precisa de um carro 4 por 4 pra chegar a essa localidade. Aconteceu há dois meses um assalto ao posto de gasolina, que os assaltantes fugiram pela estrada vicinal em uma moto 125, e a polícia não tem como perseguir com um carro de pequeno porte”, justificou.

O prefeito de Massapê do Piauí, Chico Carvalho, também fez referência ao fechamento da agência do Banco do Brasil na cidade de Jaicós e pontuou que a sociedade está sofrendo prejuízos incalculáveis, além de estar suscetível a outros crimes por não ter uma agência. O gestor apresentou reivindicações para o seu município, como aumento no número de policiais no Grupamento, que atualmente conta apenas com três militares, e a destinação de uma viatura modelo camionete. “A que nós temos é impossível de atender as necessidades do município, considerando a grande área territorial do município”, disse, afirmando acreditar que melhorias serão implementadas. “Senti segurança na sua mensagem, vejo determinação de, de fato, melhorar a segurança pública na nossa região”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS:
– Segurança pública é debatida em audiência na Câmara de Jaicós; população faz reclamações
– 3º CIA da PM deflagra operação e reforça policiamento em Jaicós, Padre Marcos, Belém e Francisco Macedo
– Em Teresina, representantes reivindicam melhorias na segurança pública para região de Jaicós
– Força Tarefa da Secretaria de Segurança pública reforça combate à criminalidade em Jaicós


Na audiência, o secretário Rubens Pereira anunciou a destinação de policiais para o município. Segundo ele, em até 60 dias, estará sendo concluído o curso de formação de cerca de 400 novos soldados da Polícia Militar, e a 3ª Companhia de Jaicós vai receber reforço. “No mínimo 12 serão destinados só para Jaicós. Não estou falando dos outros municípios, que tão irão receber novo policiais”, disse. Sobre as viaturas, o secretário informou que estão sendo adquiridos novo veículos e que serão destinados ao interior. O Governo do Estado, segundo o coronel Rubens, tem um projeto para a aquisição de 100 novas viaturas para o interior, e que está aguardando apenas a liberação do recurso do empréstimo.

O secretário informou que até o envio de novos soldados, vai mobilizar o policiamento da região para atuarem de forma sistêmica e integrada, implementando a segurança pública na região. “E quando necessário, nós vamos comprar as folgas dos policiais e traremos de Teresina o reforço policial necessário, como fizemos agora com a operação Jaicós Segura”, disse.

Publicidade

O secretário conclamou pelo apoio da classe política, com a mobilização através dos deputados, para a destinação de recursos de emendas parlamentares para investir em segurança pública, e informou que pretende, na próxima semana, estar reunido com a superintendência do Banco do Brasil no Piauí para tratar sobre as condições de segurança pública na cidade de Jaicós para a reabertura da agência. Ao finalizar, o coronel Rubens Pereira se colocou à disposição para retornar a Jaicós. “Queremos trazer essa força e dzier que estou na Secretaria para receber os senhores. E quando a coisa não estiver no jeito que estamos precisando, nós viremos aqui de novo quando for preciso e necessário”.

Ao final do encontro, o vereador de Jaicós, Benedito Alencar (MDB), que foi autor do Requerimento aprovado na Câmara solicitando a realização da audiência pública, afirmou que as discussões têm sido positivas. “Hoje aconteceu mais um encontro importante. O secretário de Segurança Pública veio ao município de Jaicós, ouviu as reclamações e reivindicações das autoridades e da população, e anunciou as medidas que serão adotadas. Esperamos que esta audiência traga frutos como a população almeja. As palavras são bonitas. Esperamos que foi prometido se transforme em ações concretas em prol da população, que está desacreditada”, pontuou.

_Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS