Connect with us

DESTAQUES

Secretários discutem melhorias para a área da Saúde nos municípios da região de Picos

Publicado

em

A Comissão Intergestora Regional do Território Vale do Guaribas realizou na manhã desta terça-feira, 13, no auditório da Universidade Federal do Piauí, em Picos, de forma presencial, uma reunião para discutir melhorias para a área da Saúde nos municípios.

O encontro foi presidido pela coordenadora da CIR do Vale do Rio Guaribas, Maria Lúcia de Carvalho, que é secretária de Saúde em Massapê do Piauí, e reuniu secretários de Saúde de 22 municípios, dentre estes, Aldo Gil, de Picos, além de assessores e técnicos. Contou, também, com a presença de Auridene Freitas, secretária de Saúde de Oeiras e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS-PI).

Entre as pautas discutidas e aprovadas, o projeto denominado “Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos em 2021”, que será desenvolvido no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, com oferta de serviço para todos os municípios do território. O projeto foi apresentado virtualmente pela diretora técnica da FEPISERH, Talita Regina Barbosa Feitosa.

Katharini Rocha, coordenadora da CIES Regional

Katharini Maria Barbosa Teixeira Rocha, Coordenadora da CIES regional, apresentou a proposta de atualização do Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência (PAR/RUE) do Território Vale do Rio Guaribas.

Outra temática abordada na reunião pela Comissão Intergestora Regional foi sobre a central de marcação de exames de Picos. O secretário de Saúde de Caldeirão Grande do Piauí, Marcos Alencar, relatou que os serviços tem melhorado nessa nova gestão, enquanto outros gestores relataram dificuldade na marcação de exames para pacientes de seus municípios.

Publicidade

Marcos Valério, de Paquetá do Piauí, apresentou o projeto de implantação de uma Equipe Multiprofissional Especializada em Saúde. Desrisvaldo Xavier, de Ipiranga do Piauí, informou sobre o credenciamento de um Agente Comunitário de Saúde. Virtualmente, o secretário de Saúde de Pio IX falou sobre a implantação de uma equipe de saúde bucal.

Audeli Coutinho, secretária de Saúde de Jaicós, participou virtualmente da reunião e oficiou aos demais municípios sobre o não atendimento de casos Covid-19 no Hospital Florisa Silva, tendo em vista que o mesmo não está atualmente habilitado para esse tipo de serviço.

As deliberações feitas nas reuniões da Comissão Intergestora Regional serão tratadas pelo COSEMS. “A partir do momento que nós fazemos a escuta dentro das regiões, nós consolidamos as propostas, as demandas que os gestores nos apresentam, e a partir daí, nós levamos esses pontos para discussão na Comissão Intergestores Bipartite, para uma mesa de discussão com o Estado, onde a gente coloca quais sãos as fragilidades que estão existindo dentro desses territórios”, disse Auridente, presidente da COSEMS.

Auridene Freitas, presidente do COSEMS-PI

Do encontro de Picos, a gestora destacou a discussão e aprovação do Plano da RUE, que é a Rede de Urgência e Emergência. “Com isso, nós vamos fortalecer mais essa política de saúde voltada à área da urgência e emergência dentro da região de Picos”, disse.

Em entrevista, Maria Lúcia, coordenadora da CIR do Vale do Rio Guaribas, falou sobre as reuniões e a sua importância. “As reuniões acontecem mensalmente, com a participação dos secretários, técnicos, assessores. Esse é o momento em que os municípios se reúnem, compartilham experiências, discutem as problemáticas e buscam soluções para melhorar os serviços de saúde que são ofertados a nível de Município, de Território e Estado”, disse.

Publicidade

Maria Lúcia, coordenadora da CIR do Vale do Rio Guaribas

Segundo a coordenadora, nesse momento, as reuniões se tornam ainda mais essenciais, considerando o início das novas gestões e a troca dos secretários de Saúde em vários municípios do Território. “Há, nesse momento, uma necessidade maior de estarmos nos reunindo, de estarmos mais próximos dos gestores, principalmente dos novos, com o propósito de fazermos essa troca de experiência e orientá-los”, disse.

As reuniões estavam acontecendo de forma virtual, por conta da pandemia, e voltaram a serem realizadas de forma presencial.

Veja fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS