Connect with us

DESTAQUES

SEMAM realiza palestra sobre Coleta Seletiva em Picos

Publicado

em

Na tarde desta quarta-feira (13), às 17h00, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou um encontro na Unidade Escolar Dirceu Mendes Arcoverde, com a comunidade do Conjunto Habitacional Petrônio Portela, popularmente conhecida por Cohab, para abordarem um projeto que tem sido uma das pautas primordiais da pasta: a coleta seletiva do lixo.

Para a secretária Maria Santana, o projeto é de suma importância para a cidade de Picos, pois visa não somente a organização da cidade e sua limpeza, mas a preservação do meio ambiente, com novos meios de reutilização dos materiais.

“Uma tecla que todos sabem que é batida na SEMAM é a preservação do meio ambiente. É nosso dever enquanto secretaria utilizarmos de todos os meios que nos aparecerem para conscientizar a população quanto a essa obrigação que temos de cuidado com o ambiente. Não é puramente estética. Isso também é importante. Quem não quer sua rua limpa? Sua cidade limpa? Todos queremos. Nós, como poder público, estamos fazendo nossa parte, tanto na recolha do lixo e limpeza das vias, como na tentativa de conscientizar os picoenses para que tenham zelo pela cidade. E uma das formas que estamos apresentando hoje para a população da Cohab, que foi escolhida pra ser parte de nosso projeto-piloto, é a coleta seletiva do lixo”, disse ela.

Maria Santana declarou ainda que acredita que o projeto será um sucesso. “Tem tudo para dar certo. Nós escolhemos a Cohab por ser considerada a comunidade mais organizada da cidade no quesito limpeza urbana. Aqui, se o caminhão do lixo não passa no horário ou não dá para passar naquele dia, as pessoas recolhem seus lixos de volta para dentro de casa, evitando assim que os animais que circulam pelas vias públicas rasguem esses sacos e sujem as ruas. E não é apenas em uma rua que isso acontece, é no bairro todo. Com isso a gente já pode contemplar a educação que as pessoas daqui têm. Por isso achamos que será muito mais fácil para elas esse novo modelo de coleta de lixo”.

Na escola do bairro já há coleta seletiva

A secretária disse ainda que o projeto não é novo na cidade. Ela afirma que o mesmo já foi implantado, porém, não se manteve. Contudo, acredita que dessa vez, por estar mais bem planejado, dará certo.

Publicidade

A presidente da associação de moradores da Cohab, Teresinha Odete, diz estar lisonjeada pela escolha de sua comunidade como pioneira nesse projeto da prefeitura. Ela também se alegra porque a iniciativa vai gerar empregos.

“Olha, é uma honra para nós termos sido escolhidos para iniciar esse projeto na cidade. Aqui no bairro todos já têm essa consciência de manterem suas ruas limpas, bem cuidadas, e esse projeto só veio pra aumentar esse cuidado. Sem contar também que isso é uma geração de emprego, né? Imagina aí quantas pessoas serão beneficiadas na empresa que vai ficar responsável pela reutilização desse material? E nas associações? Não é só pela contratação, mas também na venda desses produtos reciclados. No fim, todos sairemos ganhando”, falou Odete.

A educadora ambiental, Nilma Nascimento, ministrante da palestra proferida ontem à tarde, disse à nossa redação qual a importância da coleta para toda a cidade de Picos. Ela elencou cada um dos pontos que devem ser refletidos pela sociedade como prioritários e ressaltou o quanto a qualidade de vida da população melhora com o projeto.

“O lixo é o grande vilão dos problemas ambientais urbanos. O lixo ele polui o ar, a água e o solo. Como parte da solução, a SEMAM teve essa iniciativa de estabelecer metas. Estabelecer metas para diminuir a poluição no meio ambiente, diminuir a ida de lixo para o aterro sanitário. E como parte dessas metas, que a gente chama até de “a grande solução”, temos a coleta seletiva do lixo. Há lixo que pode ser reciclado, como o papel, o plástico o metal e o vidro, e o que pode ser reutilizado, como o orgânico por meio de compostagem. A coleta seletiva vai diminuir o impacto dos resíduos sólidos no meio ambiente. Ela pode gerar emprego e renda, principalmente dos catadores. Ela diminui a quantidade de vetores urbanos, que são os animais transmissores de doenças, como baratas, moscas, ratos e mosquitos. Ela colabora com a limpeza urbana do município e aumenta a vida útil do aterro controlado, pois quanto menos lixo for para lá, mais tempo teremos de uso do local. E, por fim, traz saúde e qualidade de vida pra população. Essas são algumas das principais importâncias de se fazer a coleta seletiva. E o momento de ontem foi ímpar porque foi o primeiro passo para que tudo isso seja posto em prática. Então esperamos que a população contribua com esse projeto porque é para o bem geral”, explicou ela.

 Inicialmente, um carro de coleta seletiva circulará pelo bairro durante três dias na semana. Ele é dividido em 5 categorias: lixo orgânico (restos de comida), papel, metal, vidro e plástico. Após a coleta, tudo será encaminhado para associações que trabalhem com reciclagem e reutilização do material, além de uma empresa que está em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos, a qual faz também esse trabalho de reciclagem.

Publicidade

A secretária declarou ainda que espera que no prazo de um ano o projeto já esteja instalado em toda a cidade e que todos participem ativamente no respeito e preservação ao meio ambiente.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS