Connect with us

DESTAQUES

Senar vai fomentar produção de mel, frutas e criação de ovinos e caprinos em Picos

Publicado

em

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), apresentou proposta de assistência técnica e gerencial para trabalhar em 63 municípios.

De acordo com supervisor, Alexandre Junior, a cidade de Picos foi contemplada com três cadeias produtivas: apicultura fruticultura e ovinocaprinocultura.

Ao todo serão 90 produtores atendidos divididos nas cadeias de produção, sendo 30 em cada. O projeto vai ofertar técnica e gerencial contribuindo para que os produtores organizem suas produções.

O projeto do Senar está inserido dentro do plano Agronordeste como iniciativa de sustentabilidade.

“Vai contemplar os produtores com técnicos de campo participando de forma presencial gratuita em suas propriedades, recebendo assistência técnica e gerencial organizando sua produção com controles fitossanitários, sanitários e todos os controles gerenciais que as propriedades precisam para transformar o produtor em grande empresário rural”, destaca.

Publicidade

O supervisor ressaltou que dentro da proposta haverá cursos de capacitação para famílias rurais onde os técnicos de campo irão discutir com os produtores a necessidade de levar capacitações para fortalecimento do conhecimento deles.

Alexandre Junior enfatiza que as associações estejam organizadas para receber cada entidade órgão parceiro dentro do órgão Agronordeste para desenvolver cada vez mais e melhor, a proposta para eles.

A iniciativa tem como, entre outras finalidades, mostrar para o produtor que é possível viver no semiárido com sustentabilidade evitando alguns prejuízos ao desenvolvimento da família como êxodo rural por exemplo.

Segundo frisou, Picos possui potencial para diversas cadeias produtivas.

“Picos tem grande potencial para desenvolvimento de várias cadeias. Selecionamos as três cadeias produtivas. Nosso técnico está preparado também para prestar dentro do quintal produtivo algumas orientações como criação de galinha caipira, suinocultura, mandiocultura, horticultura. O foco dele será cadeia principal, mas não quer dizer que ele não possa estar orientando outras cadeias secundárias como a gente chama”, explica.

Publicidade

Para participar, o produtor deve procurar o supervisor do Senar, Alexandre Júnior, pelo telefone 99468-2104 no centro de Picos no escritório para atender e esclarecer sobre o projeto.

“Os interessados podem entrar em contato com a gente, marcar uma reunião com associação que a gente vai até a localidade para poder apresentar melhor e discutir a proposta para construirmos juntos a ideia do Senar”, conclui o supervisor Alexandre Júnior.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS