Connect with us

DESTAQUES

Servidor do IBGE é alvo de investigação por suposta fraude em pesquisas feitas em Jacobina do Piauí e Paulistana

Publicado

em

A Justiça Federal aceitou denúncia e tornou réu um servidor do IBGE que teria preenchido indevidamente, com informações falsas, questionários de Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA), no mês de julho de 2014, nos municípios de Jacobina do Piauí e Paulistana.

O LSPA fornece estimativas de área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio de produtos selecionados com base em critérios de importância econômica e social para o País. Ele permite não só o acompanhamento de cada cultura investigada, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, no ano civil de referência, como também o prognóstico da safra do próximo ano, para o qual é realizado o levantamento nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o servidor  não teria comparecido aos locais onde havia declarado nos questionários, mesmo recebendo diárias para o deslocamento. A denúncia foi aceita pelo juiz federal Rodrigo Britto Pereira Lima.

“Entendo que deve ser deflagrada a ação penal, porquanto a denúncia atende aos requisitos do art. 41 do Código de Processo Penal e os elementos de prova até agora reunidos revelam um mínimo de prova da materialidade e indícios suficientes de autoria”, disse o magistrado.

A decisão do juiz em aceitar a denúncia é do dia 20 de maio.

Publicidade

O portal Cidadeverde.com conversou com assessoria do IBGE que garantiu que não houve prejuízo da pesquisa, já que os dados são checados e rechaçados.

Antes da pandemia, os servidores do IBGE vão in loco as propriedades rurais para aplicarem os questionários aos produtores. O levantamento conta com parceria de sindicatos rurais, prefeituras e outros órgãos. Agora, devido o risco de transmissão do vírus, os questionários são feitos por videoconferência.

Cidadeverde.com não conseguiu contato com o servidor e deixa espaço aberto para esclarecimento.

Herlon Moraes

cidadeverde.com

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS