Connect with us

DESTAQUES

Sete cidades no Sul do Piauí estão sem água após vazamento em adutora; vídeo!

Publicado

em

Um vazamento na adutora do Garrincho deixou pelo menos sete cidades no sul do Estado sem água nesta terça-feira(18). São Raimundo Nonato, Dirceu Arcoverde, São Lourenço, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, São Brás do Piauí e do povoado Minador, em Anísio de Abreu foram atingidos pelo problema que ocorreu entre a Estação de Tratamento de Água e a zona urbana de São Raimundo.

A Agespisa já mobilizou técnicos e equipamentos dos setores de obras e operação para atuar em caráter emergencial na correção. A empresa informa que por conta da complexidade do serviço, ainda não há previsão para retomada do abastecimento.

Segundo a Agespisa, o trecho onde houve o rompimento vem apresentando vazamentos constantemente. “Trata-se de uma obra construída por outro ente público e repassada para a Agespisa. O material utilizado é de qualidade inconsistente e vive apresentando defeitos”, informa a nota da empresa.

Ela destaca ainda que em agosto do ano passado, foi realizada uma força-tarefa e substituiu 300 metros de tubos da Adutora do Garrincho com o objetivo de sanar parte dos constantes problemas. Há cerca de seis anos, outro importante trecho foi todo refeito pela Agespisa, a um custo aproximado de R$ 11 milhões.

Publicidade

A Adutora do Garrincho tem uma extensão de 39 quilômetros. O bombeamento é feito do Açude Petrônio Portella, onde a água é captada, até à Estação de Tratamento de Água, num percurso de 22 quilômetros. Daí para São Raimundo Nonato são mais 17 quilômetros.

Veja a nota divulgada pela Agespisa: 

Agespisa mobiliza equipe para corrigir vazamento no Garrincho

A Agespisa mobilizou técnicos e equipamentos dos setores de obras e operação para atuar em caráter emergencial na correção de um grande vazamento que deixou sem água a cidade de São Raimundo Nonato e mais seis cidades na região. Por conta da complexidade do serviço, ainda não há previsão para retomada do abastecimento.

Além de São Raimundo Nonato, o problema atinge os moradores dos municípios de Dirceu Arcoverde, São Lourenço, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, São Brás do Piauí e do povoado Minador, em Anísio de Abreu.

Publicidade

O trecho onde houve o rompimento vem apresentando vazamentos constantemente e fica entre a Estação de Tratamento de Água e a zona urbana de São Raimundo Nonato.

Trata-se de uma obra construída por outro ente público e repassada para a Agespisa. O material utilizado é de qualidade inconsistente e vive apresentando defeitos.

Em agosto do ano passado, a Agespisa realizou uma força-tarefa e substituiu 300 metros de tubos da Adutora do Garrincho com o objetivo de sanar parte dos constantes problemas. Há cerca de seis anos, outro importante trecho foi todo refeito pela Agespisa, a um custo aproximado de R$ 11 milhões.

A Adutora do Garrincho tem uma extensão de 39 quilômetros. O bombeamento é feito do Açude Petrônio Portella, onde a água é captada, até a Estação de Tratamento de Água. Até aí são 22 quilômetros. Daí para São Raimundo Nonato são mais 17 quilômetros.

Reprodução

Publicidade

Problemas frequentes 

Nos últimos meses a adutora tem tido problemas constantes com a tubulação. No último episódio a região ficou mais de 20 dias sem o abastecimento normalizado. Em agosto do ano passado, a Agespisa realizou uma força-tarefa e substituiu 300 metros de tubos da Adutora do Garrincho com o objetivo de sanar parte dos constantes problemas.

 

Fonte: Cidade Verde e Meio Norte,
Com informações da Agespisa

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS