Connect with us

DESTAQUES

SIMÕES | Município promove ‘I Seminário de Saúde Municipal’

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Simões, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na última segunda (29) e terça-feira (30), na Câmara de Vereadores e na sede do CRAS, o ‘I Seminário de Saúde de Simões – PI’. O evento se deu para promover a reflexão e aprimoramento profissional a cerca de assuntos ou áreas de assistência à saúde, oportunizando às equipes, através das informações adquiridas, traçarem estratégias para que Simões tenha uma atenção à saúde ainda mais eficaz e resolutiva.

Diante de grande público e funcionários das mais diversas áreas da saúde, o prefeito José Wilson de Carvalho (‘Zé Ulisses’), abriu os trabalhos desejando as boas vindas aos professores da UFPI e demais presentes, além de parabenizar a secretária de Saúde, Dra. Isamária Dantas, pela brilhante iniciativa de promover o seminário para prestar diversos esclarecimentos sobre os trabalhos do setor.

O presidente da Câmara de Municipal, vereador Gilson Cândido, em nome de todos que fazem o legislativo local, prestigiou o evento e reforçou o apoio da Casa à ações como a oferecida na ocasião.

A secretária de Saúde, Dra. Isamaria Dantas, destacou a importância de tal realização para a saúde municipal. A mesma reafirmou sua responsabilidade de interferir positivamente nos rumos da saúde de Simões, utilizando hoje de suas experiências relevantes adquiridas ao longo de muitos anos, para com satisfação desenvolver um trabalho de maneira mais ampla, melhorando a cada dia a qualidade dos serviços ofertados.

As ações do Seminário envolveram, no primeiro dia, palestras com membros da Universidade Federal do Piauí, como o professor Marconi  e a psicóloga Sara Castro, cujos temas abordados foram ‘Acolhimento na atenção básica’ e ‘Prevenção mortalidade infantil’.

Publicidade

No dia 30 foi a vez da coordenadora do CAPS, Suely Carvalho, apresentar a rede de atenção psicossocial do município, com o CAPS I, realizando uma explanação sobre os trabalhos desenvolvidos, seguida da apresentação de canto, que levou o público a emoção, com quatro pacientes: Camila, Elda Coêlho, Samara e Gerlandia.

Ainda no segundo dia, a enfermeira Renata Sulamita, coordenadora do Programa Nacional de Imunização do município, apresentou o calendário básico de vacinação atualizado. A enfermeira frisou que a vacinação não é importante apenas para as crianças, mas para todo público alvo das diversas campanhas, sendo este o meio mais eficaz de evitar muitas doenças.

Na sequencia, a enfermeira Emanuela Silva, coordenadora da atenção básica, fez apresentação sobre a nova portaria do Programa Saúde na Escola.

Diante de tamanho público, na oportunidade, a ONG CDM (Centro Débora Mesquita) prosseguiu uma apresentação sobre prevenção do suicídio. A CDM é uma organização evangélica interdenominacional não governamental, sem fins lucrativos, que tem por objetivo informar e sensibilizar a sociedade sobre causas, sintomas e tratamento disponíveis dos transtornos psíquicos, atuando diretamente na prevenção e posvenção do suicídio.

Confira as imagens:

Publicidade

Com informações e fotos de ASCOM Municipal

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS