DESTAQUES

Simões realiza Seminário e encerra ciclo do PNAIC; prefeito anuncia adesão e diz que Educação é prioridade

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Simões, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira, 12, o IV Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento aconteceu no auditório do Cras e reuniu gestores, educadores, pais e alunos.

O Seminário foi a culminância do trabalho desenvolvido pelos orientadores de estudo e professores alfabetizadores das sérias iniciais, que apresentaram as práticas pedagógicas exitosas vivenciadas em sala de aula durante o período de formação.

O município de Simões aderiu ao Pacto em 2012, na gestão do então prefeito, Edilberto Abdias de Carvalho. Atualmente, o programa é executado em 14 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, chegando a atender pedagogicamente, através da política de formação continuada do Pnaic, a 800 estudantes matriculados na rede municipal de ensino, do 1º ao 3º ano. São 39 professores alfabetizadores, 2 orientadores de estudo, 9 coordenadores e 1 coordenador local.

Para a coordenadora local, Elayne Cristina de Lima, desde 2013, o programa tem contribuído muito para a qualificação e aprimoramento das práticas pedagógicas. “Foi a partir dele [Pnaic] que passamos a ter o cantinho de leitura nas salas, momentos lúdicos e, principalmente, atividades com práticas com materiais concretos”, disse, afirmando que alfabetizar crianças na idade certa é desafiador. “É um desafio, mas acredito que nosso município está no caminho certo, começando as colher os frutos, de muitos que ainda virão”, disse.

Apresentação cultural com alunos do PNAIC

A secretária de Educação, Íris Elaine, definiu o Pnaic como uma prática enriquecedora para a educação no município e afirmou que a Secretaria de Educação não tem medido esforços para que o município alcance o nível de excelência que se deseja. “Não é um processo fácil, não é algo que acontece da noite para o dia, mas estamos nessa luta constante para a tão sonhada educação de qualidade, bem como, alcançar os objetivos propostos pelo Pacto”, disse.

Publicidade

Presente no evento, o prefeito municipal, Zé Wlisses, reafirmou seu compromisso com a educação. “Um dos objetivos da nossa administração é cumprir as metas previstas no Plano Nacional de Educação, e uma delas é alfabetizar as nossas crianças na idade certa. E para isso, apoiamos e investimos nas ações propostas pelo Pacto”, disse.

Em seu pronunciamento, o gestor municipal anunciou a adesão do município de Simões ao novo ciclo. “Contamos com o apoio, dedicação, profissionalismo de todos os educadores envolvidos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, dos alunos, das famílias. Vamos todos juntos trabalhar em prol de uma educação ainda melhor”, pontuou.

PNAIC – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Dentre outros, também estiveram presentes no Seminário a vice-prefeita Claudeir Feitosa, o secretário de Administração, Edilberto Carvalho, a secretária de Assistência Social, Claudicéia Feitosa, os vereadores Pedro Custódio, Rúbia Moura, Gilson Cândido, Luciano César, Zezé Morais e Irmão Amâncio.

Veja fotos:

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile