Connect with us

DESTAQUES

SSP-PI disponibiliza telefone para denúncias e vai monitorar ônibus e voos para identificar piauienses em atos antidemocráticos

Publicado

em

O secretário de segurança pública do Piauí, Chico Lucas, informou em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (9), que vai monitorar empresas de ônibus e voos que tenham partido do Piauí em direção a Brasília. Além disso, a SSP-PI disponibilizou o telefone (86) 99492-3705 para receber informações e identificar piauienses que tenham participado de atos terroristas, golpistas e antidemocráticos de vandalismo contra as sedes dos 3 Poderes no Distrito Federal.

Chico Lucas comentou os atos desse domingo (8) em comparação com atos anteriores ocorridos no país desde 2013. Ele disse que o ocorrido não tem precedentes e que não pode ser tolerado ou contar com a conivência de quaisquer agentes públicos.

“Todas as manifestações são legítimas desde que não depredem. Nos atos anteriores, não houve destruição do congresso, do palácio do planalto e do STF. Essa falsa equivalência é perigosa. Antes, não foram atos patrocinados por empresários, não tiveram dinheiro de militantes políticos e não defendiam o fim da política. Não podemos normalizar o fascismo no Brasil. Querem acabar com o estado democrático de direito. Aqui no Piauí não vamos tolerar. Quem achar que é normal não vai contar com nossa leniência”, declarou.

Reforço da PM-PI

Chico Lucas relatou que estão sendo enviados reforços da tropa de choque da Polícia Militar do Piauí para Brasília a fim de combater os atos antidemocráticos ocorridos no último domingo (8).

“Ontem o ministro da Casa Civil pediu reforço ao governador, Rafael Fonteles, e todos os estados do nordeste se reuniram. Estamos encaminhando 20 policiais da tropa de choque, que se somarão aos 40 já enviados pela Força Nacional”, disse.

Publicidade
Chico Lucas relatou que estão sendo enviados reforços da tropa de choque da Polícia Militar do Piauí para Brasília a fim de combater os atos antidemocráticos ocorridos no último domingo (8).  — Foto: Isabela Leal/g1
Chico Lucas relatou que estão sendo enviados reforços da tropa de choque da Polícia Militar do Piauí para Brasília a fim de combater os atos antidemocráticos ocorridos no último domingo (8). — Foto: Isabela Leal/g1

Ele frisou ainda que o envio não repercutirá em diminuição de policiais no Piauí. “O governador aumentou o efetivo local ao comprar folgas de alguns policiais. Além disso, reforçamos o policiamento em pontos simbólicos da cidade”, relatou.

Gabinete de Crise

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí instituiu um gabinete de crise contra atos antidemocráticos, depois que vândalos invadiram ontem as sedes dos três poderes em Brasília, danificando os Palácios da Justiça e do Alvorada e o Congresso Nacional e depredando o patrimônio público.

O gabinete pretende auxiliar os órgãos de investigação na produção de provas e receber informações sobre as ações planejadas contra a República.

Situação no Piauí

Segundo o secretário de segurança, Chico Lucas, no Piauí, grupos de apoiadores ou manifestantes que se deslocaram à Brasília, ainda não foram identificados.

“ Vamos agir em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Eles recebem os itinerários dos ônibus, a placa, o motorista e a quantidade e identidade dos passageiros. Vamos cruzar essas informações com as imagens que temos, e ajudar nas investigações que são conduzidas pelo Ministério de Justiça”, pontuou.

Ele destacou ainda que a situação local é muito tranquila e sem ocorrências. “Estamos monitorando as sedes dos poderes e até o fim do dia vamos disponibilizar um telefone exclusivo para atender denúncias de piauienses que participaram do ato terrorista. Os policiais e servidores públicos envolvidos e que atentaram contra a democracia, serão severamente responsabilizados”, finalizou.

Publicidade

Praça dos Três Poderes é atacada em atos terroristas

Vândalos invadem e depredam prédios do Congresso, STF e Planalto em Brasília — Foto: REUTERS/Adriano Machado

Vândalos invadem e depredam prédios do Congresso, STF e Planalto em Brasília — Foto: REUTERS/Adriano Machado

Bolsonaristas radicais invadiram neste domingo (8) prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, promovendo vandalismo e destruição. Os golpistas depredaram o patrimônio público, quebraram vidraças, destruíram documentos.

O presidente Lula decretou intervenção federal no DF e disse que terroristas são encontrados e punidos. Ele nomeou Ricardo Garcia Cappelli como novo responsável pela segurança pública na capital. Cappelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça, braço direito do ministro Flávio Dino.

Fonte: G1 | Foto: Renato Andrade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS