Connect with us

DESTAQUES

Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid já está abaixo de 50% no Piauí

Publicado

em

O Piauí chegou a menos de 50% da ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), no dia 6 de agosto, a ocupação era de 38,55% e no dia 7 de agosto 39,46%. A baixa ocupação dos leitos hospitalares demonstra a redução no número de casos da Covid-19 no estado e ainda a eficácia da vacinação.

A informação foi confirmada também pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (NESP), que coleta e analisa os dados em parceria com equipes da Fiocruz no Estado. Nas regiões Entre Rios, onde está localizada a capital Teresina, Carnaubais, Vale do Sambito, Vale do Canindé, Serra da Capivara e Chapada das Mangabeiras, a taxa de ocupação dos leitos de UTI se encontra abaixo ou até 50%.

O estudo mostra que as regiões da Planície Litorânea e dos Cocais, a ocupação está entre 50% a 75%.

No entanto, as regiões do Vale do Rio Guaribas e Tabuleiros do Alto Parnaíba ainda inspiram cuidado, sobretudo entre as cidades de Uruçuí e Floriano. Estas se encontram com uma taxa de ocupação de leitos de UTI que chegam de 75% a 94%, o que ainda é certa a preocupação para poder público.

De acordo com a Sesapi, ao todo, os hospitais do Estado contam com 262 leitos de UTI e desse número apenas 125 estão ocupados com pacientes acometidos pela Covid, o que corresponde a 53%. Além desse percentual, 47%, o que significa 137 leitos, estão desocupados.

Publicidade

Com relação aos leitos clínicos, o Piauí conta com 562 leitos no total, dos quais apenas 152 estão ocupados por pacientes com Covid. O que corresponde a uma taxa de 27.3% de ocupação.

Da Redação
[email protected]

Facebook

MAIS ACESSADAS