Connect with us

DESTAQUES

Taxa de positividade de testes de Covid-19 sobe para quase 6% no Piauí

Publicado

em

Após semanas em queda, a taxa de positividade pelo exame RT-PCR para Covid-19 voltou a subir no Piauí, estando agora em 5,93%. As informações são de testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) e foram divulgados pelo Núcleo de Pesquisa em Saúde da UFPI. 

O número é superior àquele que Centro de Controle de Prevenção de Doenças norte-americano (CDC) considera como indicativo de pandemia sob controle.  Para o pesquisador Emídio Matos, doutor em Ciências Biomédicas e membro do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI, o indicativo é uma alerta para o estado. 

“Esse dado mostra que a pandemia está acima dos 5%, que indicaria uma pandemia sob controle, o que é sinal de alerta importante, mostrando que, de fato, estamos em uma subida crescente em número de casos aqui no estado e que se não tomarmos as medidas necessárias a gente pode ter um descontrole”, destacou o professor.  

O Painel Monitora Covid do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz (ICICT) mostra o Piauí com tendência de alta para novos casos de Covid-19 e em queda para novos óbitos. 

Os dados ainda revelam a necessidade do uso obrigatório de máscara em ambientes fechados, conforme orientou o COE estadual e um esforço contínuo e coletivo para atualização da vacinação contra a Covid-19, de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS