Connect with us

DESTAQUES

TCE-PI aponta Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa entre as dez mais transparentes do Piauí

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado Piauí (TCE-PI) por meio da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM), realizou um levantamento e classificou as prefeituras mais transparentes de municípios do Estado. O levantamento foi feito em dezembro de 2021 e o relatório foi apresentado na última quinta-feira, 28 de abril de 2022.

No levantamento do TCE-PI, a Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa que tem à frente o prefeito Dr. Francisco Karlos Leal Gomes, Dr. Karlão, aparece no ranking entre as dez mais transparentes, com 91,21% de transparência, ocupando a sexta colocação.

O resultado para o prefeito Dr. Karlão, é sinônimo de responsabilidade, compromisso e seriedade com a máquina pública que vem sendo cumprido desde a gestão anterior do prefeito Wellington Carlos.

“Isso significa que trabalhamos com responsabilidade e respeito com a coisa pública. É um trabalho responsável e criterioso que seguimos à risca dentro da legalidade, conforme as determinações e orientações do Tribunal de Contas do Piauí. Só tenho a agradecer a Deus, em primeiro lugar, pois é ele quem nos dá sabedoria e direcionamento para trabalharmos e assim seguirmos dentro da legalidade, assim como a agradeço aos profissionais da contabilidade pelo comprometimento e seriedade no trato das demandas públicas”, destacou Dr. Karlão.

O contador da Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, Amélio Franco, explica os critérios observados pelo TCE-PI.

Publicidade

De acordo com Amélio, o tribunal leva em consideração a publicação das licitações no portal da transparência, as peças contábeis publicadas no portal da transparência (pagamentos, empenhos, notas fiscais de compras etc.), as informações institucionais (índices de aplicações dos recursos), publicação de todos os atos administrativos (portarias, decretos, nomeações etc.), prestação de contas no prazo.

“É um conjunto de fatores que contribuem para essa avaliação e fiscalização […] o setor contábil nunca perdeu um prazo. Essa administração e a anterior sempre zela pela transparência publicando tudo isso. Todo ato é publicado, todo pagamento, é esse conjunto”, destacou Amélio Franco.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência é um site que tem por finalidade veicular dados e informações detalhados sobre a execução orçamentária e financeira da União, Estados e Municípios.

De acordo com o ranking do TCE-PI, com maior índice de transparência é de Júlio Borges que aparece com 97,26%, seguida de Joaquim Pires com 96,78%, José de Freitas com 92,15%, Juazeiro do Piauí com 92,02%, São Luís do Piauí com 91,79%, Santo Antônio de Lisboa com 91,21%, Água Branca – 90,06%, Cocal do Alves – 89,74%, Anísio de Abreu – 89,58 e Esperantina – 88,28%.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS