DESTAQUES

Técnica de enfermagem é a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em São Julião: ‘Me sinto grata’

Publicado

em

Sob os olhares emocionantes de funcionários do Hospital Luiz Gonzaga Rocha e autoridades, bem como a presença da bandeira da cidade ao fundo, a técnica de enfermagem Joana Lima Neta — a Joana do Nezinho, como é conhecida, de 59 anos se tornou a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19, em São Julião — PI, na noite desta terça-feira (19).

Ela trabalha no Posto de Saúde do Povoado Fujona e é a funcionária mais antiga da saúde, atuando desde 1982, ou seja, há 39 anos.

A cerimônia simbólica que marcou o início da vacinação contra o Coronavírus aconteceu no Hospital da cidade da cal, do cobre e dos sonhos. O ato foi acompanhado pelo prefeito Dr. Samuel Alencar, pelo vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Edisaldo Rocha, a secretária de Saúde Ceicinha Araújo, demais secretários e profissionais de saúde do município.

Técnica de enfermagem Joana do Nezinho foi a primeira pessoa vacinada em São Julião — Foto: Francisco Silva/Cidades Na Net

“Me sinto grata. É muita emoção. Obrigado a gestão e a todos os profissionais que contribuíram para este momento”.

O prefeito Dr. Samuel Alencar, celebrou o início da vacinação. Sorrindo ele perguntou a dona Joana se a vacina doeu.

Publicidade

“Lembro — me quando trabalhava no Hospital Regional no início da pandemia e vi quantas vidas foram ceifadas. Esse é um dia histórico. Recebemos um número muito pequeno de doses de vacina, mas nasce uma nova esperança. Estamos lidando com vida. E lidar com vida requer muita atenção. Prometemos agir responsavelmente seguindo o Plano de Vacinação do Ministério da Saúde e enquanto não vacinamos a população por inteiro vamos mantendo os cuidados de sempre”, falou.

A Secretária de Saúde Ceicinha Araújo, destacou a importância da vacina se disse emocionada. “Cada um de nós está emocionado pela dor, pelo sofrimento de longos meses. Apesar de hoje não significar o início da vacinação em massa, porque não temos vacina suficiente pra isso, mas não deixa de nos emocionar, pois, passa se um filme em nossas mentes de tudo que vivenciamos, mas a partir de hoje podemos enxergar uma luz no final do túnel”, disse.


“Criteriosamente nesta primeira etapa em que vieram apenas 40 doses, vamos vacinar os profissionais de saúde da linha de frente. Estou muito feliz e a luta continua”, concluiu.


O vice — prefeito Dr. Leonardo Rocha fez agradecimentos. “Hoje dia 19 de janeiro é um dia de muita alegria e que entra para a história de São Julião. Vivemos muitos momentos tristes por conta da Covid — 19, mas agora temos a primeira pessoa vacinada. Vamos continuar trabalhando e cuidando do nosso povo”, pontuou.


O enfermeiro Sodson Rocha, da imunização, falou sobre o momento. “É o início do fim de uma pandemia desastrosa. Perdemos quatro vidas em São Julião e tantos outros sofrimentos por conta da doença. As doses que chegaram não são suficientes, mas vamos para frente com a esperança que logo tudo voltará ao normal”, disse.


O presidente da Câmara de São Julião, vereador Edisaldo Rocha fez uma reflexão histórica sobre outras pandemias e criticou a atuação da federação na distribuição das vacinas. “Vamos explicar ao povo que as doses de vacinas são insuficientes. Era para ter filas e filas de gente se vacinando aqui hoje, mas existe um negacionismo no Brasil que faz a coisa parar. Mesmo assim, gigantes como o Instituto Butantan superou estes desafios e hoje temos uma esperança que até o meio do ano todas as pessoas de São Julião serão vacinadas”, disse.


Além das pessoas já citadas, também estiveram presentes no ato simbólico os secretários municipais, Thaise Fontes (Assistência Social), Professor Neto (Governo), Valdina (Educação), Ceicinha Alencar (Finanças), a enfermeira responsável pela vacinação, Keyla Bezerra, o coordenador da vigilância, Osael, o operador da vacina, enfermeiro Paulo Henrique, a supervisora de ensino da Rede Municipal, Claudete Bezerra, entre outros.

_Veja mais fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile