Connect with us

DESTAQUES

TJ do Piauí conquista 1º lugar no ranking de transparência, diz CNJ

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Piauí conquistou o 1º lugar no segmento Justiça Estadual do Ranking da Transparência do Judiciário em 2022, com 100% de cumprimento dos itens do ranking. O resultado foi divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário. No mês de junho, o relatório preliminar havia apontado o TJPI como o quinto tribunal mais transparente do país, com 99,04%, e o segundo do seguimento da justiça estadual.

A primeira colocação do Ranking obtida pelo TJPI foi empatada com mais quatro tribunais (TJAP, TJBA,TJGO E TJRR). Dos 93 órgãos avaliados, 14 alçaram 100% de transparência e o TJPI está entre eles. Instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018, o Ranking da Transparência do Poder Judiciário busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informações de forma clara e organizada.

TJPI é primeiro em transparência no segmento Justiça Estadual (Divulgação)

Para o chefe do Judiciário piauiense, desembargador José Ribamar Oliveira, a colocação obtida pelo Tribunal piauiense é o reflexo do empenho e dedicação de magistrados e servidores que realizam o seu trabalho unicamente com o intuito de prestar os serviços da justiça para a sociedade, de forma clara e transparente.

“O principal requisito de governança e gestão pública é a transparência, logo, todos que fazem o Judiciário piauiense estão cumprindo o seu papel de exercer uma prestação jurisdicional cada vez mais célere e com total transparência. Esse primeiro lugar dividido com os demais tribunais se deve ao trabalho cada vez mais eficaz de todos os que compõem o TJPI”, frisou o presidente do TJPI.

Para a elaboração do Ranking da Transparência, os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas, com 84 perguntas que buscam identificar, por exemplo, se os órgãos do Judiciário publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS