Connect with us

DESTAQUES

Trabalhadores rurais da Bahia são resgatados de carvoaria no Sul do Piauí

Publicado

em

Quatorze trabalhadores rurais foram resgatados de uma carvoaria localizada no município de São José do Peixe, a 353 km de Teresina, durante operação de fiscalização realizada por auditores fiscais do trabalho e pela Procuradoria Regional do Trabalho com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os trabalhadores foram trazidos da cidade de Palmas de Monte Alto, na Bahia, e estavam a mais de 1 mil quilômetros distantes de casa.

De acordo com o auditor fiscal Robson Waldeck Silva, os trabalhadores estavam operando de maneira degradante, sem nenhum equipamento de proteção. Entre os resgatados, havia um adolescente de 15 anos e alguns idosos.

“Alguns tinham ferimentos leves, causados pela atividade”, comentou o auditor. “Eles passavam por uma jornada exaustiva, trabalhavam por produção e recebiam menos de um salário mínimo”, disse. Quando iam trabalhar, eram transportados na carroceria de um reboque por cerca de cinco quilômetros até o campo de trabalho, passando pelo risco constante de acidentes.

Suspeita de aliciamento de trabalhadores

Os trabalhadores foram contratados ainda na Bahia, há cerca de dois meses, e trazidos para o Piauí, mas a maioria não tinha qualquer vínculo formal com os empregadores, e nenhum passou por exame médico admissional.

Os trabalhadores relataram aos auditores que foram contratados com a promessa de que receberiam um salário regular, que ficariam em boas acomodações e utilizariam os equipamentos de proteção individual.

Publicidade

“Segundo o depoimento deles, eles vieram enganados. Há então indício de aliciamento de trabalhadores que será verificado durante o processo”, disse Robson.

Condições degradantes de moradia

Trabalhadores vivam em local sem banheiros ou camas em carvoaria no Sul do Piauí — Foto: Divulgação

Trabalhadores vivam em local sem banheiros ou camas em carvoaria no Sul do Piauí — Foto: Divulgação

Alguns trabalhadores dormiam em uma edificação sem banheiros, em colchões velhos espalhados pelo chão. “Outros dormiam do lado de fora da edificação, porque o lugar não suportava a todos. Então dormiam no alpendre, em redes ou colchonetes no chão”, disse Robson.

O lugar também não tinha uma fonte de água. Por isso, a água utilizada pelos trabalhadores era trazida de cerca de cinco quilômetros do lugar onde ficavam alojados, e eles só tinham direito a tomar um banho por dia.

A operação foi realizada no final de novembro. A carvoaria foi interditada e o processo para o pagamento das verbas rescisórias se estendeu até dezembro. Os trabalhadores foram enviados de volta para sua cidade natal, e receberam as verbas rescisórias a que tinham direito e o seguro desemprego.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS