Connect with us

Bocaina

Tradicional caminhada reaviva fé e esperança e abre o 268º festejo de Nossa Senhora da Conceição em Bocaina

Publicado

em

Emoção, fé e agradecimentos por todas as graças alcançadas. Tudo isso foi evidenciado na tradicional caminhada, da noite desta segunda-feira (28) para madrugada desta terça-feira (29), por dezenas de pessoas que participaram da procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, santa padroeira de Bocaina.

A caminhada acontece há mais de 50 anos desde a primeira edição em 1970 e abre o festejo de Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina. Essa é a 268ª edição e será celebrada sob o tema “Todas as gerações me proclamarão Bem Aventurada!” (Lc 1:48).

São 22 quilômetros de distância de Picos a Bocaina.

O ato foi aberto pela celebração da missa na praça Antenor Neiva, em Picos, com início às 19h30, presidida pelo bipo Dom Plínio e concelebrada pelos padres Chiquinho e Francisco Feitosa – pároco de Bocaina.

Padre Chiquinho, bispo Dom Plínio e padre Feitosa referenciam a imagem de Nossa Senhora da Conceição durante missa na praça em Picos

O pároco falou que a comunidade externa uma expectativa muito positiva para as festividades sagradas.

“Nosso coração se enche de alegria porque a gente vê a comunidade se articulando e se preparando. Há mais de três meses fazemos reuniões para esse momento. Nesse ano com mais alegria ainda porque a pandemia já não está tão presente. Preparamos a procissão e a caminhada que não teve no ano passado e no ano anterior”, disse o padre.

O jovem Victor Guilherme, 20 anos, prestigiou a missa. Devoto de Nossa Senhora da Conceição e residente em Picos, mesmo não seguindo o séquito neste ano, ele falou que a caminhada tradicional de saída do dia 28 e chegada no dia 29 em Bocaina, é um marco desde sua infância.

“Centenas de devotos saem de Picos fazendo essa caminhada. Que todos reencontrem, renovem a fé e revigorem esse retiro que é o festejo de Nossa Senhora da Conceição. Já fui cinco anos consecutivos e é muito emocionante os devotos caminharem 22 quiiômetros até a igreja da Bocaina. Somente quem vai, sabe que essa experiência é muito fantástica”, revelou.

Devotos em caminhada saindo da praça passando pelo bairro Ipueiras em Picos

Silvana Francisca é professora em Bocaina e devota da padroeira. Ela prosseguiu na caminhada a pé em um percurso de cerca de 10 km para agradecer pelo dom da vida e o privilégio de restaurar a saúde, uma que foi acometida por um grave (AVC) acidente vascular cerebral hemorrágico no ano passado.

“Me sinto em paz com uma gratidão imensa à Imaculada, realizada em poder manifestar minha fé”, disse ao Cidadesnanet.com.

Atônitos, em Bocaina, muitos fiéis aguardavam ansiosamente pela Excelsa Padroeira. Ladeada pelos Homens do Terço, a chegada foi anunciada pelos cantos sagrados da Imaculada e intensa solta de fogos de artifício. Em procissão seguiram até o adro da Igreja Matriz.

Publicidade
Carro andor com a imagem de N. S. da Conceição
Homens do Terço seguem junto com a imagem

A chegada ao adro da Igreja Matriz, os devotos se reuniram para a cerimônia de entronização da imagem, anunciada por Mariana Francisca, que é coordenadora da Pastoral Familiar.

Erguida pelo presidente do Conselho Econômico da Paróquia, Jonnes Barros e sua esposa Hercília Barros, a imagem da santa foi conduzida até as mãos do padre Feitosa e entronizada.

Mariana Francisca faz acolhida no adro da igreja e anuncia a entronização da imagem de N. S. da Conceição
Hercília e Jonnes conduzem a imagem até as mãos do padre Feitosa

Prosseguindo com a cerimônia, Juliana Santos, anunciou o hasteamento da bandeira de Nossa Senhora da Conceição.

Família Coloro ergue a bandeira e representa o passar das gerações
Hasteamento da bandeira de N. S. da Conceição

O poeta Zé Viola participou da solenidade e cantou direcionando honrarias a santa padroeira.

O padre Feitosa agraciou devotos com uma flor pela demonstração fé e força. Além de Silvana, os bocainenses Zezé de Onias e Delmira Santos também foram agraciados.

Programação

A primeira noite de novena missa acontece hoje – terça-feira – a partir das 19h, e será celebrada pelo Pe. Francisco de Assis. Os animadores da cerimônia são das comunidades Escondido, Santa Luzia, Lagoa dos Negros, Lagoa Grande (Sussuapara), Morrinhos, Sussuarana, Carvalho e Batedor.


CONTEÚDO RELACIONADO

Paróquia divulga programação do 268° festejo de Nossa Senhora da Conceição em Bocaina. Veja!


A quermesse fica sob responsabilidade das comunidades e grupos: Escondido, Santa Luzia, Lagoa dos Negros, Lagoa Grande, Morrinhos, Sussuarana, Carvalho, Batedor, e grupos do Dom da Piedade e Temor de Deus.

Publicidade

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS