Connect with us

DESTAQUES

Tropas federais reforçarão a segurança em 73 cidades do Piauí no segundo turno

Publicado

em

No Piauí, 73 municípios terão reforço de tropas federais no segundo turno das eleições que acontece no próximo (28). Segundo o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a redução se deve a tranquilidade das eleições gerais durante o primeiro turno.

“Apenas 25 juízes do estado do Piauí requereram ao Tribunal as forças federais. São 25 zonas eleitorais que correspondem a 73 municípios. Os próprios juízes acham que não tem necessidade de tanta força federal. Foi uma eleição tranquila no primeiro turno e assim esperamos que seja também no segundo turno, tranquila, bem mais rápida, com menos filas para que o eleitor possa votar livre e conscientemente no seu candidato”, disse o presidente do TRE-PI.

A partir desta terça-feira (16), o TRE-PI inicia audiências públicas de preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno. O processo é aberto a representantes de partidos políticos e a população em geral.

“Hoje começamos a geração das mídias que é a colocação do nome dos candidatos e do nome dos eleitores. Em seguida, teremos a preparação e o lacre das urnas. É um processo aberto, transparente. Nós queremos demonstrar a população e aos partidos políticos que a urna eletrônica é uma tecnologia brasileira, segura, ágil, moderna, já foi testada e aprovada, inclusive por organismos internacionais”, explica o desembargador.

O presidente do TRE-PI frisa que as urnas eletrônicas são seguras e que nenhuma irregularidade foi constatada durante o primeiro turno.

Publicidade

“Foram disseminadas várias fraudes nas urnas. Mas nenhuma dessas denúncias foram comprovadas. Ao contrário, o TSE já encaminhou para o MPF e para a PF para tentar descobrir de onde partiram esses fakes news. São boatos que procuram desestabilizar o pleito e confundir o eleitor. Mas quero garantir ao eleitor piauiense que a urna é segura e só se combate informação falsa com informação verdadeira”, finaliza Sebastião Ribeiro Martins.

 

 

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS