Connect with us

DESTAQUES

UFPI divulga cronograma de matrículas da Chamada Regular do SISU 2023.1

Publicado

em

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou nessa terça (28/2) o Edital PREG Nº 9 de 2023 de Procedimentos e Cronograma da Matrícula Institucional dos aprovados no SISU 2023.1 para preenchimento de vagas dos cursos de graduação na modalidade presencial e a distância com 3.062 vagas, para 69 cursos nos campi de Teresina, Floriano, Bom Jesus e Picos e do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), com ingresso no primeiro semestre letivo de 2023.

Na Chamada Regular, divulgada pelo MEC, estão sendo convocados aproximadamente 2.800 estudantes. As demais vagas ficam disponíveis para as chamadas da lista de espera juntamente com as novas oportunidades que irão surgir em função da desistência de candidatos aprovados na chamada geral. As matrículas são realizadas exclusivamente on-line em www.ufpi.br/matriculagraduacao.

Do total de vagas oferecidas, 50% são destinadas para estudantes que cursaram integral e exclusivamente o ensino médio completo em escolas da rede pública com renda familiar bruta per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência, conforme estabelece a Lei n° 12.711/201.

Na UFPI, para garantir a vaga, o aluno precisa fazer dois tipos de matrícula: a chamada matrícula institucional, que vincula o candidato à Universidade; e, mais à frente, a chamada matrícula curricular, que vincula o aluno às disciplianar que irá cursar. 

Matrícula Institucional

Publicidade
UFPI divulga cronograma de matrículas da Chamada Regular do SISU 2023.1 - Imagem 1

Datas da Matrícula Institucional  – Edital de Procedimentos e Cronogramas para a Chamada Regular – Edital PREG/UFPI N° 09/2023

Para candidatos cotistas com comprovação de critérios – Classificados para vagas reservadas e que precisam comprovar critérios de renda, etnia e raça e/ou deficiência, precisam fazer, das 8h do dia 2 de março às 23h59min do dia 3 de março, o envio da documentação de validação de cotas. Durante esse prazo, os candidatos que precisam validar a etnia e raça têm de enviar foto e vídeo para o procedimento da heteroidentificação. 

Envio da documentação básica (para todos os candidatos) –  Candidatos cotistas com documentão validada; candidatos que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (AA3) e candidatos de ampla concorrência devem enviar documentação básica da matrícula institucional das 8h do dia 7 de março às 23h59min do dia 8 de março.

Matrícula Curricular – O segundo tipo de matrículas na UFPI é destinado a vincular o aluno às disciplinas. A matrícula curricular ocorrerá de 17 a 22 de abril pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA.

Lista de Espera – Vagas não ocupadas na Chamada Regular serão preenchidas com as convocações da Lista de Espera. Os procedimentos para a chamada da lista de espera serão divulgados por meio de Edital na página eletrônica da UFPI (www.ufpi.br/sisu-cspe), no primeiro dia útil após o encerramento do prazo de manifestação de interesse para constar na lista de espera do SiSU, que vai até 8 de março. A UFPI costuma divulgar três chamamentos da Lista de Espera.

Maycon Silva, Coordenador de Programas e Seleções Especial da Pró-Reitoria de Graduaação, destacou a importância dos interessados em participar da lista de espera não deixem de conferir as chamadas e dá boas-vindas aos novos alunos aprovados na Instituição. “Todo ano a UFPI conta com três chamadas da lista de espera para ocupar vagas remanescentes da  chamada regular. Quem manifestar interesse deve ficar atento às chamadas que são lançadas no site da UFPI. E quem já obteve êxito na aprovação deve ficar atento aos prazos de envio de documentação que acontecem de forma virtual.  Estamos felizes em receber os novos alunos, que todos aproveitem da melhor forma a Instituição”, disse.

Publicidade

Aulas – Conforme o Calendário Acadêmico em vigor, as aulas do semestre 2023.1 iniciam no dia 3 de maio.

 Confira os editais do SISU 2023.1:

Edital de Procedimentos e Cronogramas para a Chamada Regular – Edital PREG/UFPI N° 09/2023

Confira o Edital Geral do SISU 2023.1, Nº 02

Calendário Acadêmico de 2023

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS