Connect with us

DESTAQUES

Usuários ficam sem atendimento no Detran-PI por não comprovarem vacinação contra Covid

Publicado

em

Algumas das pessoas que foram ao Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), em Teresina, na manhã desta quarta-feira (27), não puderam entrar no órgão, que é um dos mais procurados em serviços à população. O impedimento aconteceu devido à exigência do esquema vacinal contra Covid-19 completo, demonstrado no comprovante de vacinação, solicitado na entrada.

Ao g1, o Detran-PI afirmou que a medida foi amplamente divulgada na imprensa, redes sociais e no site do órgão, que cumpre o decreto estadual que determinou o requisito em todos órgãos públicos estaduais. A exigência é uma forma de tentar conter o avanço de casos e óbitos por Covid-19.

População deve comprovar esquema vacinal completo para entrar em órgãos estaduais no Piauí — Foto: Lucas Marreiros/g1

População deve comprovar esquema vacinal completo para entrar em órgãos estaduais no Piauí — Foto: Lucas Marreiros/g1

Célio Santos foi uma das pessoas que procurou o Detran nesta quarta. Ele contou que deixou de ir para trabalhar porque precisava pegar a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Não estava sabendo da exigência e como estou sem telefone não pude mostrar no aplicativo do SUS. Agora não sei como vai ser. Moro longe, no interior, para voltar aqui e perder outro dia de serviço”, lamentou.

Aposentada Idemar do Nascimento não pôde entrar no órgão porque estava sem comprovante de vacinação — Foto: Lucas Marreiros/g1

Aposentada Idemar do Nascimento não pôde entrar no órgão porque estava sem comprovante de vacinação — Foto: Lucas Marreiros/g1

Também na entrada do Detran, a aposentada Idemar do Nascimento, de 72 anos, afirmou que está com o esquema vacinal completo, mas que estava sem o comprovante de vacinação e não tinha como acessar no celular.

Publicidade

“Eu não sabia [da exigência] e não ando com o cartão [de vacina], só quando dizem que é preciso, porque não costumo andar com bolsa. Ainda bem que minha filha estava comigo e, como ela joga tudo dentro da bolsa, estava com o cartão e pôde entrar para resolver”, contou.

No portão, dois servidores fazem o controle. Um deles, um segurança, contou à reportagem que a maioria das pessoas já anda com o comprovante de vacina e consegue entrar no órgão normalmente, mas algumas ainda esquecem o documento.

Detran-PI afirmou que a medida foi divulgada na imprensa, redes sociais e no site do órgão — Foto: Lucas Marreiros/g1

Detran-PI afirmou que a medida foi divulgada na imprensa, redes sociais e no site do órgão — Foto: Lucas Marreiros/g1

Nesse caso, o servidor disse que, ao saber da exigência, eles tentam o comprovante digital, através do site ou aplicativo Conecte SUS Cidadão.

Nas grades do portão do Detran, uma mulher que preferiu não ser identificada disse que não pôde entrar porque esqueceu o cartão de vacinação e quando tentou o comprovante digital constava uma dose, mesmo, segundo ela, ela havendo tomado outras.

Casos como esse podem se tratar de uma falta de atualização no sistema do SUS. No caso de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) orientou que a pessoa também pode emitir o documento no site do órgão.

Publicidade

Motivo da exigência do esquema vacinal completo

Passaporte da vacinação será exigido para acesso a órgãos públicos

Passaporte da vacinação será exigido para acesso a órgãos públicos

A exigência do esquema vacinal completo para adentrar órgãos públicos passou a ser feita após recomendação técnica do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública do estado, o COE-PI.

Na recomendação, o COE afirma que a situação epidemiológica atual da Covid-19 reforça a necessidade de continuação das medidas preventivas para controle da disseminação do novo coronavírus.

O COE considerou que houve aumento na frequência de casos prováveis e que isso é um reflexo da rápida disseminação do vírus, que só pode ser combatida com medidas como o uso de máscara, distanciamento social e esquema vacinal completo.

O secretário estadual de saúde, Neris Júnior, ressaltou que houve ainda crescimento no número de óbitos e que algumas das vítimas ou não haviam se vacinado ou estavam com esquema vacinal atrasado.

“A gente sabe que não impede que a pessoa pegue o vírus, mas é importante para que o caso não fique grave e precise de hospitalização”, afirmou.

Publicidade

Após o decreto seguir a recomendação, o gestor disse que mesmo os servidores públicos, que também são obrigados a comprovar o esquema vacinal completo, tiveram que se adaptar à exigência.

“Infelizmente já tivemos até servidores que tiveram que volta para casa para buscar a documentação ou ir até um posto de saúde para tomar a vacina atrasada”, contou.

“A gente aproveita para orientar a população sobre a importância da vacinação não só para adentrar os órgãos públicos, mas para estar protegido contra a Covid”, completou Neris Júnior.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS