Connect with us

DESTAQUES

Vacinas contra DTPA, febre amarela e BCG estão em falta nos postos de saúde de Picos

Publicado

em

As vacinas contra DTPA, febre amarela e BCG estão em falta nos postos de saúde de Picos.  Não há previsão de normalização da situação para as vacinas BCG e DTPA. A BCG é uma vacina indicada para prevenção da tuberculose e é normalmente administrada logo após o nascimento. Já a DTPA é recomendada para grávidas após a 20ª semana de gestação para a proteção dela e do bebê contra a coqueluche e outras doenças.

A supervisora de imunização da Secretaria de Saúde de Picos, Mariana Fontes, explica que a vacina BCG está em falta em todo o Piauí, e quando vier as doses terá uma diminuição de 76%. Ela explica que o corte é justificado pelo fato da validade da vacina BCG após aberta, é de apenas seis horas, e com o frasco de 20 doses só eram vacinadas cinco crianças. Também há relatos de falta de seringas para a vacina BCG.

“ Além disso, o município estava enfrentando um problema de falta de seringas, porque a seringa da BCG é uma seringa bem específica e tem que ser enviada pelo estado. Antes nós recebíamos mil seringas por mês, sendo seiscentas para o Regional para que o momento que a criança nascesse lá já recebesse a vacina e quatrocentos para o município de Picos. No mês de junho recebemos apenas noventa e quatro seringas, não temos previsão ainda da chegada da BCG, porém  acreditamos que a partir do mês de agosto ela já retorne para o município e o estado”, disse.

Fonte: Grande Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS