Connect with us

DESTAQUES

VII Festival Integrado de Talentos resgata história e homenageia servidores e egressos da Assistência Social de Santana; fotos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Santana do Piauí realizou na noite desta quinta-feira, 30 de junho, o VII Festival Integrado de Talentos, com o tema “Você faz parte dessa história”.

O evento teve como cerimonialistas Mayra Rocha e Laisson Leal. Realizado no ginásio Chiquinho Borges com apoio da Prefeitura Municipal na gestão da prefeita Maria José de Sousa Moura, prestou homenagens às pessoas que ao longo dos anos integraram a Secretaria de Assistência Social do município desde a emancipação política.

O VII Festival Integrado de Talentos homenageou em especial a memória de Luís Campos que durante 11 anos foi membro da secretaria. O homenageado foi representado pela família.

Apresentações culturais, coreografias, danças, músicas, recitação de poemas, painel com fotos de pessoas que colaboraram na pasta, juntamente com modelos de fardamentos utilizados ao longo dos anos, abrilhantaram o evento.

Na abertura do evento foram convocados para a mesa de honra a prefeita, Maria José; o vice-prefeito, Neli Borges; a vereadora, Elenilsa Gabriel; a cantora, Flávia Santos; a usuária do grupo Viva a Vida, Francisca Lopes de Sousa; a secretária de Assistência Social, Tarciana Oliveira; a primeira secretária de Assistência Social do município, Inês Borges; a ex-colaboradora, Maria do Carmo (Cainha); a coordenadora do Cras, Patrícia Carvalho; e Lucivânia da Rocha – representando as famílias dos programas sociassistenciais.

Foram mencionados ainda os secretários Glauber Rocha (Esporte), Cintia Nayara (Meio Ambiente), Netinho (Agricultura), Maria Inês (Educação), Layrton Carvalho (Saúde), o vereador Ricardo da Lagoa, o tenente Gomes (Polícia Militar) e Teresinha Carvalho (presidente do Sindicato dos Trabalhadores).

Porta-bandeiras

Os adolescentes Felipe Rodrigues, Heloísa Oliveira e Michel João, do Grupo Jovens em Ação adentraram, respectivamente, com as bandeiras do Piauí, Brasil, e de Santana do Piauí. Na ocasião, autoridades e o público presente se colocaram de pé em respeito ao Hino Municipal de Santana.

Publicidade

Após a execução do hino, houve pronunciamento da prefeita Maria José. Saudando as autoridades e o público em geral, ela destacou que todas as pessoas que passaram pela Assistência Social desde a emancipação política do município, muito contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da sociedade.

“Que coisa boa a gente poder manifestar o talento que é inerente a cada um de nós e é trabalhado em nossos dias buscando fazer com que as pessoas possam demonstrar e com isso incentivar pessoas a também manifestar o talento que cada um tem na dança, na poesia, na arte do fazer. Que possamos estar em outros festivais sempre rendendo mais graças a Deus” destacou Maria José.

A secretária de Assistência Social, Tarciana Oliveira, falou sobre a realização do festival e destacou que foi preparado com muito carinho para todos.

“Gostaria de saudar em especial a prefeita Maria José que sempre está nos apoiando assim como o vice-prefeito Nelo Borges”, disse mencionando as demais autoridades, ex-servidores da pasta e o público. “Queria que vivenciássemos esse momento porque estamos fazendo um resgate de tudo que aconteceu de 20 anos até aqui falando artisticamente […] agradecer a Deus que nos permitiu estar vivenciando esse momento depois de dois anos. A gente preparou com todo carinho”, disse saudando os familiares de Luís de Campos.

Tarciana foi homenageada pela passagem do aniversário com canto de parabéns pela cantora Flávia Santos.

O festival marca também o encerramento das atividades diárias e dá início às atividades de colônias de férias.

A primeira secretária de Assistência Social do município foi Inês Borges. Ela também fez uso da palavra e destacou a importância dos serviços socioassistenciais. Na ocasião convocou todos os servidores e ex-servidores.

“O serviço da assistência é diferenciado porque está ligado às pessoas mais necessitadas do município, as que vivem em situações vulneráveis”, destacou durante agradecimentos e saudações.

Homenagens a Luís Campos

O VII Festival Integrado de Talentos homenageou, Luís Campos, que durante 11 anos (2007 a 2018) integrou a Assistência Social de Santana. A homenagem foi feita por Cintia Nayara que é atual secretária de Meio Ambiente e integrou a Assistência anteriormente. O momento reuniu familiares do saudoso – esposa, irmãos e sobrinhos – e foi marcado por muita emoção.

Publicidade

O irmão, Mury Campos, revelou que a homenagem causou emoção e ao mesmo tempo muita alegria.

“Saber que meu irmão deixou um legado na cidade de Santana a gente fica satisfeito com isso, sabendo que o trabalho que foi desenvolvido aqui realmente deu frutos. Ele era uma pessoa muito dedicada, paciente, muito amoroso e a família não poderia deixar de estar presente em um evento grande abrindo um momento para homenagear meu querido irmão que faz falta não só a Santana, mas na região de Picos”, revelou Mury.

Luís Campos faleceu vítima da Covid-19, no dia 15 de janeiro de 2021, após sete dias de ter contraído o vírus.

Cintia Nayara entrega a lembrança de homenagem nas mãos de Mury Campos irmão de Luís Campos

Apresentações culturais

O festival foi abrilhantado por diversas apresentações. A primeira foi do Grupo Fortalecer com a coreografia da música Extravasa de autoria de Cláudia Leite.

Ainda com o Grupo Fortalecer, crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), apresentaram a coreografia da música “Ola” de Eliana.

As crianças Lázaro Mateus, Kelly Cristine e Ferdiran José do Grupo Fortalecer apresentaram poemas de autoria própria destacando a importância do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O poema foi declamado por Lázaro Mateus.

A comunidade Barro foi representada por adolescentes do Grupo Jovens em Ação que interpretaram a música “Uptow Funk, de Bruno Mars. A coreografia e o figurino descreveram a apresentação da noite cultural do 25º aniversário de emancipação política e do IV Festival Integrado de Talentos, que aconteceram em 2017.

Bruna Kely que é integrante do grupo Fortalecer cantou a música de Toquinho intitulada É bom ser criança. A apresentação aconteceu em homenagem ao extinto coral do PETI.

Crianças do Grupo Infância Feliz dançaram a música “Espalhe Amor” de Maria Cecília e Rodolfo. A canção foi interpretada também no IV Festival em 2017.

Enzo de Brito do Grupo Fortalecer, do povoado Barro, criou o poema intitulado “Assistência Social: Você faz parte dessa história”. A narrativa do poema fez um resgate dos 20 anos da Assistência Social de Santana.

Ao som da tradicional Valsa o grupo Viva a Vida formada por pessoas da terceira idade apresentaram a dança que foi interpretada em 2019 no VI Festival de Talentos.

Egressos da Secretaria de Assistência Social foram mencionados e homenageados na sequência das apresentações que na ocasião foram exibidas por meio de projetor diversas fotos dos servidores e usuários que integraram ao longo dos 20 anos.

Em seguida o Grupo Força Jovem apresentou a coreografa da música Tempo de Alegria de Ivete Sangalo.

As adolescentes Ana Sophia, Fernanda e Saviany, do Grupo Fortalecer da sede do município, criaram o poema intitulado “Assistência Social: Você faz parte dessa história”. O poema foi declamado por Ana Sophia e Fernanda.

Os adolescentes do Grupo Fortalecer, da comunidade Barro, apresentaram a coreografia da música de Ivete Sangalo intitulada “País tropical”.

Coroação do Miss e Mister do SCFV

O festival de talentos coroou as Misses e os Misters do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A seleção aconteceu nos dias 21 e 22 de junho.

A colocação do Miss Infância Feliz ficou a seguinte: 1º Maria Isabel, 2º Vallentyna Maria e 3º Isabella Mariah. Mister Infância Feliz: 1º Nicolas Rocha, 2º Miguel Rodrigues e 3º Matheus Santos.

Publicidade

-Miss Fortalecer Sede: 1º Laysla Vitória, 2ºAnna Júlia, 3º Bruna Kelly. Mister Fortalecer Sede: 1º Álvaro Carvalho, 2º Lázaro Mateus e 3º Kaio Lucas.

-Miss Fortalecer Barro: 1º Maria dos Santos, 2º Maria Thaizy e 3º Lorrany da Silva. Mister Fortalecer Barro: 1º Layon dos Santos e 2º Enzo de Britto

-Miss Força Jovem: 1º Janiele Freitas e 2º Bianca da Silva. Mister Força Jovem: 1º Rômulo Pinheiro, 2º Henzo Henrique, e 3º Kayron dos Santos.

-Miss Jovens em Ação: Camila dos Santos. Miss Viva a Vida: 1º Iraci Francisca, 2º Francisca Lopes e 3º Maria Neuma.

Veja mais fotos do VII Festival Integrado de Talentos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS