Connect with us

DESTAQUES

VILA NOVA│Gestão do prefeito Edilson Brito abre a XI Semana do Bebê; fotos

Publicado

em

Com o tema “Todos juntos pela primeira infância”, as Secretarias Municipais por meio da Prefeitura de Vila Nova do Piauí, na gestão “Trabalho e Compromisso” inciaram na manhã desta segunda – feira (07),  as atividades da XI Semana do Bebê. O evento acontece durante toda sua programação no Ponto de Cultura.

No primeiro dia, na abertura, as atividades ficaram a cargo da Secretaria Municipal de Saúde e o público-alvo foram crianças com idade entre zero e seis anos. Na ocasião solene a nutricionista e coordenadora do Nasf, Auriléia Paiva, lançou o programa Crescer Saudável. A ocasião contou com espaço onde as profissionais Thayanne Carvalho e Taise Rolim desenvolveram atividades recreativas com as crianças.

O programa Crescer Saudável é composto por um conjunto de ações que são também trabalhadas no âmbito do Programa Saúde na Escola. Tem como objetivo contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. As ações que compõem o programa abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física, e, ações voltadas para oferta de cuidados para com as crianças que apresentam obesidade.

A nutricionista, Aurileia Paiva, explica que os municípios contemplados já fazem avaliação em crianças de zero a cinco anos pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN.

“Os municípios que foram contemplados já fazem avaliação das crianças de zero a cinco anos pelo Sisvan e aqueles municípios que já tem o Programa de Saúde na Escola. Para a adesão ao programa Crescer Saudável é necessário estar incluso nesses programas. O programa acompanha crianças de zero a dez anos e as crianças que são detectadas com sobrepeso ou obesidade serão acompanhadas com atividades físicas e acompanhamento nutricional”, explicou a nutricionista.

Almerinda Luz é secretária municipal de Saúde e na oportunidade agradeceu aos pais por levarem seus filhos para participar das atividades.

“Agradeço a todos os alunos e professores, pais que trouxeram suas crianças para participar da Semana do Bebe. A nossa Semana é dedicada à todas as crianças de 0 a 6 anos de idade, crianças, gestantes e mulheres puérperas. Quero convidar todos para participarem do evento e dizer que ainda haverá muitas atividades e brincadeiras”, disse.

Publicidade

A articuladora do Selo Unicef e professora, Marli Veloso, explicou um pouco do significado da Semana do Bebê e destacou que a realização tem o envolvimento de todas as secretarias. Marli também aproveitou o momento de sua fala para interagir cantando com as crianças.

“A Semana do Bebe é uma das ações que somos orientados a fazer pelo Unicef. A Saúde e demais secretarias já realizam ações voltadas para todas as áreas. O ser humano ele é um todo e precisa receber cuidados de todas as áreas. Essa Semana é pensada pela organização, planejada pela Saúde e demais setores que tentam contribuir com a realização. Em momentos de crises é muito difícil o investimento em ações sociais, e o nosso prefeito, Edilson Brito, prioriza o povo do município, e isso nos orgulha”, relatou.

Presente sempre nas ocasiões e eventos realizados pelos órgãos da administração municipal, o prefeito Edilson Brito, chefe do Executivo parabenizou todos pelo empenho afirmando que sempre estará disposto em desenvolver ações para melhorar a vida do povo de Vila Nova do Piauí.

“Parabenizo toda equipe da Saúde pela realização do evento. Quero dizer que sempre vamos realizar ações e contribuir com todos os segmentos para que possamos fazer as pessoas felizes com melhorias no município. Vamos aproveitar e participar do evento”, disse.

A solenidade contou com a participação de autoridades como o prefeito Edilson Brito; a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Ana Carolina;  a secretária de Saúde, Almerinda Luz; a secretária de Administração, Edinete Brito; o secretário de Governo, Erivan Brito; a secretária de Educação, Antônia Maria; a articuladora do Selo Unicef, Marli Velo; a nutricionista Aurileia Paiva; as fisioterapeutas, Micaela Rocha e Thaine Carvalho; a dentista Taise Rolim; a segunda-dama e diretora da UBAS, Kátia Leila.

Publicidade

Veja fotos:

       

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS