Connect with us

DESTAQUES

VILA NOVA | Gestão homenageia pacientes curados da Covid e agradece profissionais da Saúde e GPM

Publicado

em

A gestão municipal de Vila Nova do Piauí celebrou a vitória no combate ao novo coronavírus (COVID-19), quando a Secretaria de Saúde constatou a cura de todos os casos de pacientes que foram infectados pela doença e atingiu o índice de 100% de recuperação, divulgado no boletim da última terça-feira (07).

Para celebrar o triunfo contra a Covid-19, a gestão do prefeito Edilson Brito, homenageou os 40 pacientes que foram diagnosticados e curados do novo coronavírus. Ocasião em que reuniu todos os carros da frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde em frente ao Posto de Combustíveis VN.

Logo depois da concentração, os veículos e profissionais todos paramentados seguiram em passeata aos cuidados de manter o distanciamento como determinação dos órgãos de saúde pelas ruas da sede do município com destino ao povoado São João Batista, na zona rural.

Na passeata foi utilizado som automotivo com vinheta de agradecimento e reconhecimento pela bravura dos trabalhadores da saúde, do Grupamento de Polícia Militar, direcionados também à população por atender as reivindicações das medidas de prevenção, que foram entre outras, o Locdown, Barreiras Sanitárias, uso de máscaras, isolamento social e distanciamento social.

O comandante do GPM de Vila Nova, soldado Arleuso, esteve presente no ato e falou sobre a conquista da população vila-novense.

Comandante do GPM de Vila Nova, soldado Arleuso.

“Devemos agradecer a Deus e parabenizar toda a equipe da Secretaria de Saúde. Foi um trabalho importantíssimo. E desde sempre o comando do GPM de Vila Nova vem atuando de forma efetiva apoiando as ações da saúde e Vigilância Sanitária. Graças a Deus deu tudo certo e zeramos os casos de coronavírus em  Vila Nova. Vamos continuar apoiando as ações para que o município fique fora de risco da Covid-19”, disse o policial.

O drama de quem permaneceu por mais de 30 dias em isolamento

Publicidade

No combate da guerra contra o novo coronavírus, inimigo invisível que afetou em grandes proporções, obrigando pessoas que ansiavam pela liberdade e o encontro familiar a encarar novamente o drama de permanecer por mais de 30 dias em isolamento domiciliar.

Uma dessa pessoas, foi a mobilizadora do NUCA de Vila Nova, Thaynara Oliveira. A paciente relatou o drama de ter vivido a terrível experiência de encarar a Covid.

Aos poucos o clima de tensão foi tomando conta após saber que um de seus contatos próximos testou positivo. O choque, as lágrimas e a preocupação eram sentimentos e ao mesmo tempo inimigos aliados.

“Tive que sair de casa para me isolar com uma amiga devido ela ter tido contato com pessoas que tiveram contatos com casos positivados e como somos contatos frequentes então nos isolamos juntas. Enquanto éramos só suspeitas estava tranquilo, mas tudo começou mudar quando o resultado positivo chegou. Até então pensamos estar fortes, mas quando recebemos o resultado positivo da minha amiga, foi um choque. Não contemos as lágrimas e a preocupação”, revelou.

“Até então eu testei negativo e uma semana depois refiz o teste e positivei. Minha amiga sentiu sintomas leves e eu não senti nada, tanto que se não tivesse feito o teste nunca saberia que tinha o vírus. Foram dias preocupantes. Posso dizer que sofremos mais psicologicamente por conta das saudades, dúvidas e medo. Tudo era constante, mas tentávamos mudar isso para ficarmos bem. A tarde sempre sentávamos na calçada e nossos amigos e familiares iam nos ver mesmo de longe. Para minha amiga foi mais difícil porque ela não pôde contar para a mãe dela, devido ser hipertensa e morar longe. Fomos fortes com a fé em Deus, o carinho dos amigos e familiares com palavras e até os mimos nos fizeram mais fortes. Hoje somos gratas a Deus, a família, a Equipe de Saúde e a Gestão pelo cuidado. Somos vitoriosas e isso nos ensinou muito, porque até então tudo é muito tranquilo e simples até você ser a vítima. Então vamos nos cuidar e cuidar dos nossos. Empatia é uma palavra que gosto muito e nesses dias ela teve uma representatividade maior ainda” contou.

Publicidade

Angélica Thaíne é técnica da Secretaria de Educação e também enfrentou o drama do isolamento por mais de 30 dias. Ela revelou que a saudade chegava e em sua companhia trazia as lágrimas.

“Antes de tudo, eu agradeço primeiramente a Deus por não permitir que eu tivesse sintomas fortes e também por eu ter uma companhia ao meu lado durante esses 32 dias de isolamento. Isso já me tranquilizou bastante. Mas, mesmo assim, é difícil ficar isolada por muitos dias, não é nada fácil. Estar positivada para a Covid-19 é ruim, ninguém quer e nem deseja estar doente”, disse.

“O isolamento por muitos dias mexe bastante com o emocional. De início eu estava bem tranquila buscando fazer coisas novas e diferentes em casa para ir entretendo e assim o tempo passaria mais rápido. Os dias foram se passando e comecei sentir falta de ir trabalhar, resolver minhas coisas, ver e estar com meus familiares e amigos. Tudo isso começou afetar meu emocional de forma que eu não conseguia conter as lágrimas, principalmente quando batia uma saudade forte de minha mãe. Minha amiga que também estava isolada comigo, me ajudou bastante. Ela sempre buscava me tranquilizar e mostrar que isso era apenas um momento difícil que logo, logo passaria”, disse.

“Com o passar dos dias, busquei ajuda profissional com a psicóloga, Nilza Leal, que trabalha na Saúde do município, pois isso iria me ajudar um pouco mais e, de fato ajudou. Agradeço a ela por todo cuidado e preocupação que teve para comigo nesse momento de isolamento.
A todo instante busquei a Deus, agradeci até por esse momento difícil que estava passando, pois tudo que passamos é permitido por Deus e tudo tem um propósito em nossas vidas. Consegui vencer o Covid-19 e só tenho motivos para ser muito grata a Deus por tudo”, concluiu.

Quando o coronavírus atinge a linha de frente!

Publicidade

A emoção tomou conta de todos aqueles que permaneceram em isolamento diagnosticados com Covid-19. A exemplo de superação também, bastante emocionada, a secretária de Saúde, Almerinda Luz, que esteve entre os pacientes infectados e alcançou a cura, expressou seu sentimento por ter vencido mais uma árdua batalha.

“Quero agradecer a Deus e minha família por termos vencido a Covid-19 e também agradecer a toda equipe de saúde por terem dado o máximo, deixando a vida e estarem na linha de frente cuidando da saúde e se preocupando com os outros […] não há palavras para agradecer a vocês.  Agradeço e peço a Deus muita saúde para toda equipe e que continuem assim porque vocês trabalham por amor a profissão”, declarou.

“Quero agradecer imensamente a vocês por tudo que fizeram não só por mim, porque sei o quanto é difícil para quem pega e sei do preconceito que é. Vocês sempre dão todo apoio, estão próximos e dão o máximo. Agradecimentos a Deus, a toda equipe, ao Arleuso, ao prefeito Edilson que durante o período em que estive afastada ele tomou o comando”, declarou emocionada a secretária de Saúde Almerinda Luz.

Publicidade

Prefeito Edilson fala sobre a luta contra a Covid-19.

O prefeito Edilson Brito falou sobre que motivou o resultado exitoso na luta contra a Covid-19.

“Isso é um conjunto, uma equipe porque nós sozinhos não temos como enfrentar um vírus desse e, primeiramente nossa coragem. Se tivéssemos nos acovardados, talvez hoje tivesse acontecido coisas piores no nosso município. Tivemos a coragem, determinação e transparência de divulgarmos. Tomamos medidas duras, fui criticado, mas sabemos que o certo foi a medida tomada para o bem da população do nosso povo, da mossa cidade […] Estamos 100% zerados dos casos em Vila Nova. Os que já aconteceram estão curados e vamos pedir a Deus que não tenham mais. […] temos uma equipe preparada para cuidar das pessoas, do nosso povo, para que se porventura surgir sejam curados novamente. Muito obrigado de coração a cada um de vocês e que Deus abençoe a cada um de nós por essa vitória e essa conquista”, agradeceu Edilson Brito.

“Tivemos a coragem de enfrentar a pandemia. Esse vírus que surgiu na China atravessou os continentes, fronteiras e chegou em Vila Nova. Tivemos determinação de combater e fazer as coisas com transparência. Nunca negamos em dizer que Vila Nova não teve casos de coronavírus. Quando surgiu os primeiros casos nosso objetivo foi tentar curar e testar as pessoas até a última hora para estarem livres e voltarem ao convívio com a sociedade. Eu disse que não íamos só fazer de conta. Íamos curar nossa população porque amamos nosso povo e o que tava em jogo era vida humana, vidas preciosas. Então, nada mais é valorizado no mundo do que a vida e por isso arregaçamos as mangas e demos carta branca para todas as pessoas da saúde e funcionários”, comentou o prefeito.

Publicidade

“Agradeço de coração a equipe da Secretaria de Saúde, a secretária Almerinda Luz, ao Enfermeiro Dayro Coutinho que enfrentou na linha de frente. À Micaela, Adinalva, Agda, Adriana, aos motoristas da ambulância que se doaram e foram para linha de frente. Ao Arleuso pela coragem, determinação e apoio que deu junto com o GPM para combater esse vírus. Quero agradecer a minha família e minha esposa, a todos os secretários e equipe que faz a administração porque se não fosse eles não teríamos chegado aonde chegamos”, agradeceu.

“Para nós de Vila Nova é um motivo de muita alegria porque é o primeiro município do Piauí que está chegando com 100% de casos de coronavírus sendo curados […] Isso aconteceu porque não escondemos. Tivemos a determinação, a coragem e fomos para cima para vencer e combater o vírus. Os recursos que recebemos nós investimos na saúde”, reforçou.

 “Amigos de Vila Nova ressalto aqui o compromisso da gestão em continuar trabalhando incansavelmente em prol da Saúde de nosso povo. Agradeço a equipe da saúde, do GPM por tamanho empenho e a compreensão da população de atender as medidas sanitárias. Contem comigo e juntos venceremos o coronavírus. Feliz é a nação cujo Deus é o senhor. Somos 100% curados. Do seu amigo e prefeito, professor Edilson Brito. Fiquem em casa e um grande abraço!”, concluiu o prefeito de Vila Nova do Piauí.

Ao final  de todo percurso, houve reunião em frente a Igreja de Santo Antônio com oração de agradecimento a Deus pela conquista da cura dos 40 pacientes, atingindo índice de 100% de recuperação.

Publicidade

O município de Vila Nova do Piauí foi destaque em várias canais de televisão, portais de notícias, sites, rede sociais e grupos de whatsapp.  

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS