Connect with us

Campo Grande do PI

Zona Eleitoral de Jaicós realiza audiência de lacre das urnas para as eleições municipais

Publicado

em

O juiz Antônio Genival Pereira, responsável pela 19ª Zona Eleitoral de Jaicós, realiza nesta segunda-feira (09), uma audiência na sede do Cartório Eleitoral, com objetivo de realizar a lacração das urnas de votação para a eleição que ocorre no próximo domingo, 15 de novembro.

A 19ª Zona Eleitoral, atende, além de Jaicós, as cidades de Campo Grande do Piauí, Massapê do Piauí e Patos do Piauí. Durante a manhã, foram realizados os processos de geração, carga e lacração das urnas dos municípios termo, e nesta tarde os procedimentos estão sendo feitos nas urnas destinadas as seções eleitorais de Jaicós.

Participam da audiência o juiz Antônio Genival Pereira, a promotora Karine Araruna Xavier, o comandante da 3ª CIA de Jaicós, Edivan Martins, o chefe do cartório Valmar Carvalho. Representantes dos partidos foram convidados, mas apenas um compareceu à audiência.

O processo marca o fechamento do sistema de registro de candidaturas, que a partir de agora não pode mais ser modificado. Segundo a legislação, irão para as urnas candidatos com os registros deferidos e também os indeferidos com recurso, pois até a decisão final do processo, estes ainda estão aptos a fazer campanha.

O juiz Antônio Genival Pereira disse que na parte técnica, o processo realizado nas urnas hoje é a principal fase de preparação. “Hoje a gente chega praticamente na reta final da preparação para a eleição. Hoje acontece a inseminação das urnas e o teste de votação em algumas por amostragem, para ver se todas as urnas estão funcionando, se sai as fotos dos candidatos. Da parte de vista técnica hoje é a preparação mais importante, que é deixar as urnas prontas para receber os votos” disse.

Segundo ele, “No sábado acontece a distribuição das urnas nos locais e no dia da votação acontece ainda e emissão da zerésima para ver realmente se não tem nenhum voto e se está tudo certinho”.

Publicidade

O juiz criticou o fato dos representantes de partidos políticos não participarem da audiência para se certificarem da regularidade das urnas. “A gente convida os representantes de partidos, fiscais, mas é a quarta eleição que já acompanho, e tenho observado que, independente do município, da zona, os representantes não aparecem. Eles reclamam de tudo, mas na hora de fiscalizar aqui, que é um momento determinante para a eleição, eles não participam”.

Ele também orientou candidatos e eleitores a seguirem as regras relacionadas ao período eleitoral. “A orientação é para o pessoal não confundir democracia com bagunça. É preciso ter consciência que as eleições tem que ser feitas dentro das regras. A gente estabeleceu uma portaria não para prejudicar, mas para ajudar, devido ao isolamento social, para que não haja manifestações. Porque com o pleito nesse momento, as manifestações não dá mais para o candidato adquirir votos, aumentar seu número de eleitores, então nesse momento as aglomerações só trariam prejuízos. Então espero que todos compreendam e obedeçam a portaria”.

Por fim, o juiz destacou que mesmo após o dia 15, as medidas para se evitar aglomerações devem continuar sendo observadas. “As restrições, a questão de não aglomeração permanecem até depois do pleito. As pessoas não podem confundir e achar que passando o dia 15 o candidato eleito, os eleitores, podem ir para rua, aglomerar, fazer festa. O vírus continua aí, não é porque a eleição terminou que o vírus vá também terminar. Ele continua e o isolamento social também. Então espero que todo mundo viva esse momento seguindo dentro das regras, pois obedecendo todas as regras, eleitorais e sanitárias será bom para todos” concluiu.

As urnas vão para os 48 locais de votação que compõem a 19ª zona eleitoral e só serão ligadas no dia da votação. Ao todo, a Zona Eleitoral tem 97 seções. Jaicós, município sede da Zona, tem o maior número de seções eleitorais, com 43 ao todo, seguido de Patos, com 19, Massapê, com 18, e Campo Grande, com 17 seções eleitorais.

Cada seção eleitoral é composta por quatro mesários, que exercerão as funções de presidente, 1º mesário, 2º mesário e secretário. Para que as eleições aconteçam nos quatro municípios da Zona Eleitoral, foram nomeados 388 mesários.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS