Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

1,5 milhão de eleitores piauienses votará pelo sistema biométrico

Publicado

em

O Piauí conta atualmente com exatos 2.318.880 (dois milhões, trezentos e dezoito mil, oitocentos e oitenta) eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Isso equivalente a 72% da sua população, segundo dados de abril do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desse total, 1,5 milhão votará pelo sistema biométrico, ou seja, 70% do eleitorado do estado.

Os outros 722.332 (setecentos e vinte e dois mil e trezentos e trinta e dois) eleitores piauienses correspondem a 30% do eleitorado no estado onde a Justiça Eleitoral não realizou o recadastramento biométrico em seus municípios.

“O Piauí tem 224 municípios, desses 70%, aproximadamente, já participou do recadastramento biométrico. Então, esses 722 mil eleitores correspondem a aproximadamente 30% do eleitorado piauiense que ainda não participou do recadastramento biométrico”, confirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Cavalcanti.

Segundo ele, esses eleitores que não tiveram ainda suas cidades incluídas no recadastramento poderão votar normalmente. Eles não serão prejudicados na hora da votação, no dia 2 de outubro. Eles irão votar pelo sistema antigo, onde era necessária apenas a apresentação do título de eleitor.
“Vão votar, mas vão votar na urna eletrônica sem a identificação da digital.

O eleitor que está cadastrado biometricamente, além do título que ele vai levar, ele vai liberar a urna com o dedo dele. Já esses 700 e poucos mil eleitores, eles vão levar o título, o mesário libera (a votação) e eles votam na urna diretamente sem precisar colocar o dedo ainda”, esclareceu o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI.

Publicidade

A Justiça Eleitoral também aceita, na falta do título, a apresentação do RG ou ainda de um documento oficial com foto, desde que o eleitor esteja com a situação eleitoral regular, inscrito na seção eleitoral que se apresentará e com o seu nome constante na lista de eleitores dessa seção.

Até agora, segundo Anderson Cavalcanti, o recadastramento foi realizado em 99 municípios do Piauí, sendo 13 municípios contemplados nas etapas anteriores, e 86 municípios nos recadastramentos realizados de 2015 até maio. Ele informou ainda que os 722.332 eleitores que não fizeram a biometria no estado serão incluídos na próxima etapa que começa em novembro deste ano.

“A gente começou a realizar a biometria em 2009, fez em 2010 e teve a última etapa que foi que fechou em maio e que corresponde a 70% do estado. Então, esses que estão faltando são os eleitores que irão entrar na próxima etapa em novembro desse ano. Ou seja, com esses que estão faltando, em 2018, o Piauí já vai estar com 100% de biometria”, concluiu.

Diário do Povo

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS